Cesp pretende reduzir custos em 50% até 2015

Cesp pretende reduzir custos em 50% até 2015

Cesp recusou a renovação das concessões das hidrelétricas, sendo que o contrato de Jupiá e Ilha Solteira vai até julho de 2015 e de Três Irmãos terminou em novembro de 2011. Foto: Divulgação/Cesp
Cesp recusou a renovação das concessões das hidrelétricas, sendo que o contrato de Jupiá e Ilha Solteira vai até julho de 2015 e de Três Irmãos terminou em novembro de 2011. Foto: Divulgação/Cesp

A  companhia paulista de energia Cesp quer reduzir seus custos em 50 por cento até 2015, como resultado da não renovação das concessões das usinas hidrelétricas Jupiá, Ilha Solteira e Três Irmãos, afirmou o presidente da empresa, Mauro Arce, nesta quinta-feira, em reunião com investidores e analistas. As informações são da Revista Exame.


A redução considera custos com pessoal, material e serviços de terceiros e Arce acredita ser possível que a empresa de cerca de 1.240 funcionários passe a operar com 700 empregados.


"Não é que eu vou fazer uma redução de qualquer forma: eu estou perdendo 70 por cento da minha capacidade de gerar energia e gerar recursos", disse Arce sobre as três usinas que deixará de operar.


A Cesp recusou a renovação das concessões das hidrelétricas, sendo que o contrato de Jupiá e Ilha Solteira vai até julho de 2015 e de Três Irmãos terminou em novembro de 2011.


A Cesp chegou a solicitar a prorrogação do prazo da concessão de Três Irmãos com 18 meses de antecedência ao término do contrato, mas não obteve resposta do governo federal que, posteriormente, incluiu a usina nas regras da Medida Provisória 579, de renovação condicionada das concessões do setor elétrico.


Se optasse por continuar com Três Irmãos e pela renovação antecipada das outras duas usinas, a Cesp receberia indenização por ativos não amortizados nas hidrelétricas de 1,76 bilhão de reais, dos quais 1,74 bilhão de reais é referente à Três Irmãos.


"Uma coisa que a gente está pedindo insistentemente é explicar: como vocês (governo) chegaram em um número tão diferente (do nosso)?", disse Arce, ao explicar que está buscando maior abertura dos cálculos realizados pelo governo federal e poderá questionar os valores na Justiça.


A Cesp calcula que teria que receber 3,5 bilhões de reais em indenizações por Três Irmãos, 2,7 bilhões de reais por Ilha Solteira e 800 milhões de reais por Jupiá.


A empresa também avalia juridicamente se poderia aceitar o valor de indenização estabelecido pela União e depois continuar questionando o restante do montante que calcula ter direito.


O uso dos recursos de indenização a serem recebidos serão direcionados preferencialmente para pagamento de dívidas da Cesp, segundo Arce.


As provisões referentes à contabilização de baixa das usinas hidrelétricas no balanço da companhia só serão feitas após a Cesp conhecer com detalhes os números apresentados pelo governo federal.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close