A
candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila, registra a
campanha mais cara entre todos os postulantes ao Paço Municipal. De acordo com
a prestação de contas feita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Manuela já
gastou R$ 1,472 milhão em atividades de campanha até o último dia 1.º de
setembro. A despesa da candidata é maior que a soma de todos os seus
adversários, que gastaram juntos R$ 1,165 milhão.
A arrecadação da candidata comunista também é a maior entre todos os partidos,
chegando a R$ 1,521 milhão. Entre os doadores estão grandes empresas gaúchas,
como Marcopolo (R$ 50 mil), Taurus (R$ 50 mil) e Vonpar (R$ 100 mil).
A
segunda parcial das prestações de contas foi disponibilizada pelo TSE na última
quinta-feira. A segunda maior arrecadação é do prefeito José Fortunati (PDT),
candidato à reeleição, com R$ 1,23 milhão. As despesas do comitê de Fortunati
são menos da metade do que gastou Manuela: R$ 643,9 mil.
Programas de TV
Entre os três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, Adão Villaverde
(PT) tem a campanha mais modesta até agora. O petista arrecadou R$ 489 mil –
cerca de um terço da arrecadação da candidata comunista – e gastou R$ 483 mil.
O candidato tem em caixa menos de R$ 7 mil.
A fartura na campanha de Manuela se reflete em investimento nos programas de
rádio e TV da coligação. Desde o início da campanha, a candidata já desembolsou
R$ 830,9 mil para as produções – 54,6% das despesas.