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O Coordenador do PROCON da Prefeitura de
Andradina, o advogado Leonardo de Freitas Alves, lançou um alerta à populaçãopara
que evite efetuar compras em determinados sites da internet. Esses sites têm
gerado um grande número de queixas nos PROCONS de todo o Estado por conta das
mais diversas violações aos direitos dos consumidores. As informações são da assessoria de imprensa
da prefeitura.
A maior reclamação é a não entrega dos produtos
comprados. “Temos atendido seguidas ocorrências de consumidores que compram
produtos em alguns sites, pagam por meio de boleto bancário ou cartão de
crédito, e nunca recebem os itens comprados” relata o advogado.
Segundo ele, a maioria das pessoas se sente
atraída por esses sites porque eles oferecem produtos aparentemente bons, de
boas marcas, a preços bem abaixo da média – em sua maioria telefones celulares
e itens da área de informática. Mas o que termina por ocorrer nesses casos é
que a satisfação por ter comprado um produto barato deságua em frustração
quando a pessoa não recebe o produto e não consegue reaver o dinheiro
despendido.
Nas palavras do PROCON, o importante é o
consumidor pesquisar o produto desejado em diversos sites e procurar, sempre
que possível, dar preferência àqueles que possuam boa reputação ou que sejam
mais conhecidos no mercado. Diante de qualquer dúvida, a compra deve ser
evitada, pois, é fato, que prevenir é sempre melhor do que remediar. Não se
deve ceder de imediato à ofertas que pareçam muito generosas, por mais
tentadoras que sejam, sem antes se proceder à uma pesquisa maior do histórico
daquele vendedor.
O advogado finaliza dizendo que “não restam
dúvidas de que o comércio eletrônico traz muitas comodidades e vantagens aos
consumidores, mas, como em toda e qualquer atividade, há os bons e maus
profissionais, as boas e más empresas, os bons e maus prestadores de serviços,
e por mais que existam meios para denunciar e punir as más condutas, a maior
punição que pode haver contra um comerciante desonesto é a população lhe virar
de vez as costas, tirando assim o sustento econômico de sua atividade”.
Diante das inúmeras queixas, o PROCON listou
aqueles sites que, além de possuírem reclamações, não oferecem qualquer suporte
ou auxílio ao consumidor que se sinta lesado, e nem sequer possuem meios para
contato.
Os
sites que os consumidores devem imediatamente passar a evitar, segundo
orientação do PROCON, são os seguintes: www.apostilaconcursos.com.br; www.bembrasilshop.com.br, www.celulartablet.com.br; www.comprasseguras.com.br; www.cosse.com.br; www.cyprianosom.com.br; www.destinator.com.br; www.eletrorezende.com.br; www.fatordigital.net; www.forfemmeshop.com.br; www.hsinfoeletronicos.com.br; www.meddental.com.br; www.melnaboca.com.br; www.mpjogos.com.br; www.noivasurbano.com.br; www.pensebarato.com.br; www.planetaofertas.com.br; www.printline.com.br; www.realoutlet.com.br; www.saocaetanoshop.com.br; www.seuchina.com; www.shopdainformatica.com.br; www.skinzilla.com.br; www.universoalmkt.com.br.
Lembramos
que a lista acima não é taxativa e é constantemente atualizada no site da
Fundação Procon, devendo os consumidores, sempre que possível, consultá-la no
endereço www.procon.sp.gov.br.
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