Continua após os destaques >>
O primeiro contato entre os presidentes desde a posse de Obama, há uma semana, durou cerca de 25 minutos. O democrata valorizou as relações entre os dois países e disse que quer ampliar o comércio bilateral. Questionado por Lula sobre a crise econômica, o norte-americano disse que é necessário intensificar o comércio global e afirmou ser favorável à conclusão da Rodada Doha pela liberalização do comércio – o maior entrave para Doha é justamente a política pró-subsídios dos EUA.
O encontro entre os presidentes deverá tratar questões como as relações dos Estados Unidos com a América Latina, políticas voltadas a África e a necessidade de fortalecimento do G20. Segundo Obama, o trabalho brasileiro relacionado aos biocombustíveis é relevante e deve ser mais valorizado entre os 20 países mais ricos do mundo.
Lula aproveitou a ligação para convidar o democrata a visitar o Brasil e sugeriu um encontro em abril. Com a agenda lotada, o presidente norte-americano se dispôs a conhecer o país durante o verão americano, entre julho e setembro.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram