Continua após os destaques >>
No Dia Mundial da Água, comemorado hoje, uma questão pede atenção: como os recursos hídricos do País – e mundiais – são tratados? Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado no início do mês, cerca de 3 bilhões de pessoas irão sofrer com a escassez da água até 2025, o que representa, hoje, metade da população mundial. Com informações do Jornal Metro.
Levando em consideração que 97% da água existente no planeta não pode ser consumida, pois é do mar, 1,24% está em rios subterrâneos e 1,24% está congelada, restam para consumo dos 6 bilhões de pessoas na terra algo em torno de 0,007% da água potável no planeta.
Conforme o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a irrigação de lavouras corresponde a 73% do gasto da água potável, 21% fica para uso das indústrias e 6% é de uso doméstico. Deste restante, 3 bilhões de pessoas não têm acesso, ou não contam com serviços adequados de saneamento básico.
Brasil é o país mais privilegiado
O Brasil concentra pouco mais de 14% da água potável de todo planeta e, assim, é o país mais privilegiado por esse recurso. No entanto, a concentração de água é desigual. Enquanto a região sudeste, em que existe a maior concentração populacional, tem pouco mais de 6% do total de água no País, a região da Amazônia, com baixa concentração populacional, detém pouco menos de 80% do bem natural.
Conforme a Agência Nacional de Águas (ANA), são retirados dos rios e subsolo brasileiros cerca de 840 mil litros de água por segundo, e 0 País estaria desperdiçando aproximadamente 40% do total.
Dicas para economizar água
– Verifique torneiras, registros, válvulas e caixas de descarga e as tubulações de sua casa. Conserte os vazamentos que encontrar. Preste atenção no ‘ladrão’ de sua caixa d’água. Se houver vazamento quando a caixa estiver cheia, a boia pode estar com defeito. É preciso consertá-la ou substituí-la.
– Reduza o tempo do banho. Normalmente, gasta-se 105 litros de água ao tomar banho de chuveiro. Um banho de cinco minutos economiza-se 35 litros.
– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Habitualmente, são gastos 17 litros de água para escovar os dentes. Fechando a torneira, a economia é de 15 litros. Para a barba, são gastos, normalmente, 105 litros de água. Fechando a torneira, a economia é de 75 litros.
– Lave o máximo possível de roupas por vez, tanto no tanque quanto na máquina de lavar.
– Feche as torneiras enquanto ensaboa louças e roupas. Dê preferência ao uso de balde para lavar o carro. Para lavar a louça, gasta-se normalmente 105 litros de água. Fechando a torneira para ensaboar, economiza-se 75 litros. Já a lavagem do carro com mangueira gasta-se em média 378 litros de água. Bloqueando a mangueira, economiza-se 300 litros.
– Não use a mangueira como vassoura ao lavar o quintal e a calçada. Varra antes. Varrendo com a mangueira, gasta-se 225 litros de água. Varrendo com vassoura, economiza-se 225 litros de água.
– Regue as plantas e a grama no começo da manhã ou após o entardecer, quando o sol não está intenso e a evaporação é menor. Utilize apenas regadores ou vaporizadores de água nos vasos.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram