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Uma pesquisa sobre os hábitos e comportamentos das
brasileiras com relação à saúde e consumo feita pelo Ibope Mídia, em homenagem
ao Dia Internacional da Mulher, revelou que 59% das mulheres procuram o médico
apenas quando sentem que estão realmente doentes, enquanto entre os homens essa
taxa é de 64% e a média da população de 62%.
A pesquisa foi feita nas regiões metropolitanas de São
Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza,
Brasília, do Rio de Janeiro e nas cidades do interior de São Paulo e das
regiões Sul e Sudeste. Foram entrevistadas 18 mil pessoas de ambos os sexos, de
diversas classes sociais, com idades entre 12 e 64 anos, no período de agosto
de 2009 a julho de 2010.
De acordo com o levantamento, 47% das mulheres só utilizam
serviços públicos de saúde e 49% admitem usar preservativo em novos
relacionamentos, enquanto o percentual entre os homens é de 55%.
A diretora Comercial do Ibobe, Dora Câmara, afirmou que o
fato de a mulher não ir ao médico com frequência e ter diminuído o uso do
preservativo em relacionamentos novos é um dado que chama atenção e preocupa.
“Esse número vem caindo a cada ano. Em 2002, 71% das mulheres usavam
preservativo quando tinham um novo relacionamento e [atualmente o índice] caiu
para 49%. Além disso, a medicina está sendo usada não como prevenção, mas só no
momento em que isso é necessário e isso não é nada bom”.
Para a diretora do Ibope, a diminuição no número de mulheres
que procuram o médico com frequência pode ser atribuída à falta de tempo da
mulher devido ao acúmulo de tarefas tanto em casa quanto no trabalho.
A pesquisa também mostrou que 80% das mulheres ouvidas estão
preocupadas com a sua forma física e 79% delas disseram que pagariam qualquer
preço para manter a saúde em forma. Porem, 53% disseram que não se cuidam como
deveriam devido à vida agitada, 35% que não têm tempo para preparar refeições
saudáveis. Mas 56% afirmaram que procuram se cuidar por meio de uma dieta
balanceada. Apenas 34% admitiram que praticam esportes ou exercícios pelo menos
uma vez por semana.
Sobre os hábitos de consumo, a pesquisa apurou que 69% das
brasileiras fizeram compras nos shoppings nos últimos 30 dias, sendo que 79%
compraram roupas femininas, 61% calçados, 44% roupas masculinas e 40% roupas
infantis. O levantamento também mostrou que 84% das mulheres dão preferência às
compras feitas em lojas de rua. A internet é usada por 18%. O gasto médio nas
compras chega a R$ 190,83.
Dora Câmara explicou que a pesquisa indica que as mulheres
continuam com a característica feminina que é preservar a forma física e o
visual. “Ao mesmo tempo é uma mulher bastante moderna que compra pela internet,
preserva produtos de qualidade, quer está em ordem com a moda, segue tendência.
É uma mulher bastante ativa e que faz milhões de coisas ao mesmo tempo”.
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