Andradina: MST promete ''janeiro quente''

Grupo prepara ocupações em todo o estado de São Pa

 

Foto: Arquivo / Andravirtual

 

O grupo do Movimento dos Sem-Terra (MST) liderado por José Rainha anuncia uma nova onda de ocupações para o próximo mês. Rainha, que já utiliza a expressão "janeiro quente", pretende ocupar dezenas de propriedades rurais no interior paulista, nas regiões do Pontal do Paranapanema, Noroeste, Alta Noroeste e Alta Paulista.

 

"Vamos começar o ano com o janeiro quente, ocupando as propriedades que estão passivas de reforma agrária e as terras devolutas do Pontal do Paranapanema", declarou Rainha na semana passada, antes de iniciar o encontro do MST com cerca de 1,5 mil líderes sem-terra, no bairro rural de Engenheiro Taveira, em Araçatuba

 

o MST da Base planeja ações nas regiões de Araçatuba (Noroeste), Andradina (Alta Noroeste) e Alta Paulista. Segundo Rainha, nessas regiões existem mais de duas dezenas de propriedades que, embora consideradas prioritárias para reforma agrária, não são liberadas por causa da lentidão dos processos judiciais. "Vamos ocupar para pressionar o governo e a Justiça", afirmou.

 Por questões estratégicas, Rainha não revela a data das ações. Ausina de álcool ETH Bionergia, do grupo Odebrecht, pode ser alvo de ocupação no Pontal do Paranapanema. "Essa usina, assim como mais de uma centena de propriedades rurais, está em terras consideradas devolutas pela Justiça. E terras devolutas são para a reforma agrária", disse, referindo-se à decisão do Tribunal de Justiça, de 26 de agosto, que considerou devoluta uma área de 92,6 mil hectares entre os municípios de Mirante do Paranapanema e Euclides da Cunha, no Pontal.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close