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Pedágio de Rubiácea na
região de Araçatuba. Foto: Fabiano Marinho / Studio FMarinho
A rodovia Marechal Rondon (SP-300), que corta o interior de São Paulo,
recebeu a maior quantidade de novas praças de pedágio: oito da segunda fase de
concessões do governo estadual.
Como em muitos lugares a cobrança passou a ser nos dois sentidos, esse
aumento pode ser considerado maior, já que no trecho entre Castilho e Bauru, a
Rondon passou a ter 16 praças, ante as 4 anteriores.
No entanto, as duas concessionárias que a administram foram as que menos
investiram entre todas que assumiram estradas paulistas de dois anos para cá.
Elas gastaram menos de 70% do previsto.
Andradina
Na região de Andradina, onde a ViaRondon, que é responsável pelo trecho
oeste da rodovia (trecho da região), o investimento é ainda menor. A empresa
desembolsou R$ 69 milhões – em todo o trecho - em melhorias até julho, apenas
61% do previsto.
Antes das novas concessões, uma viagem de Três Lagoas a Araçatuba, havia
cobrança em Castilho e Rubeácea, em um único sentido. Com a nova concessão o
trecho passou a ter cobrança em Rubeácea, Lavínia, Guaraçaí e Castilho nos dois
sentidos: um aumento de seis praças.
Destoando
A Rodovias do Tietê, que cuida do trecho leste da Marechal Rondon, gastou
R$ 76 milhões, 69% do estimado por sua proposta original.
Os resultados destoam do volume de investimentos das outras
concessionárias, que, gerenciando malhas rodoviárias semelhantes ou menores,
injetaram entre R$ 106 milhões e R$ 408 milhões, de 80% a 165% do programado.
- com informações do Jornal Folha de São Paulo
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