Mais pedágio e menos investimento

Marechal Rondon na região de Andradina recebeu men

Pedágio de Rubiácea na região de Araçatuba. Foto: Fabiano Marinho / Studio FMarinho


A rodovia Marechal Rondon (SP-300), que corta o interior de São Paulo, recebeu a maior quantidade de novas praças de pedágio: oito da segunda fase de concessões do governo estadual.


Como em muitos lugares a cobrança passou a ser nos dois sentidos, esse aumento pode ser considerado maior, já que no trecho entre Castilho e Bauru, a Rondon passou a ter 16 praças, ante as 4 anteriores.

 

No entanto, as duas concessionárias que a administram foram as que menos investiram entre todas que assumiram estradas paulistas de dois anos para cá. Elas gastaram menos de 70% do previsto.

 

Andradina


Na região de Andradina, onde a ViaRondon, que é responsável pelo trecho oeste da rodovia (trecho da região), o investimento é ainda menor. A empresa desembolsou R$ 69 milhões – em todo o trecho - em melhorias até julho, apenas 61% do previsto.

 

Antes das novas concessões, uma viagem de Três Lagoas a Araçatuba, havia cobrança em Castilho e Rubeácea, em um único sentido. Com a nova concessão o trecho passou a ter cobrança em Rubeácea, Lavínia, Guaraçaí e Castilho nos dois sentidos: um aumento de seis praças.

 

Destoando


A Rodovias do Tietê, que cuida do trecho leste da Marechal Rondon, gastou R$ 76 milhões, 69% do estimado por sua proposta original.


Os resultados destoam do volume de investimentos das outras concessionárias, que, gerenciando malhas rodoviárias semelhantes ou menores, injetaram entre R$ 106 milhões e R$ 408 milhões, de 80% a 165% do programado.

 

- com informações do Jornal Folha de São Paulo


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