Dez dicas para não cometer gafes na hora de elaborar um currículo

Dez dicas para não cometer gafes na hora de elaborar um currículo

Dez dicas para não cometer gafes na hora de  elaborar um currículo  -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
Mesmo com tantas dicas na web de como fazer o currículo, muitos profissionais ainda pecam na hora de elaborar o seu. Por isso 10 sugestões das consultoras Juliana Melo, psicóloga organizacional, e Thaís Borodai, da DMRH, para fazer um documento ideal, que atenda às expectativas dos recrutadores:

) Tempo: Reserve algumas horas para elaborar o currículo com calma. Faça um “inventário” de todas as atividades pessoais e profissionais e cursos realizados, reflita sobre aqueles que têm relação com o cargo pretendido e pense em como colocá-las no papel de modo atraente.

2) Cabeçalho:Os dados pessoais devem estar completos. Endereços eletrônico e físico não podem faltar, assim como a informação do estado civil e idade.

3) Meia verdade: Não minta. Na hora de escrever suas aptidões seja sincero. Se você não é fluente em inglês, não coloque isso. Você pode ser surpreendido com um telefonema do próprio recrutador falando no idioma estrangeiro.

4) Objetividade: Seja direto. No local “objetivo” descreva o cargo pretendido. Quando fizer um resumo das qualificações, cite apenas as informações mais relevantes, por exemplo, “advogado, especialista em direito internacional e com MBA em negociação pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP)”.

5) Redação A linguagem rebuscada deve ser evitada. Assim como termos e expressões em língua estrangeira, por exemplo, “by the way”, que significa “a propósito, em inglês”, quando quiser mencionar alguma atividade correlacionada. Quanto mais simples, direta e concisa a redação, melhor.

6) Gramática: Tenha uma atenção especial para os erros de português. Uma concordância ou regência incorreta pode fazer o recrutador torcer o nariz e cara para a sua candidatura.

7) Experiência: A descrição deve ser completa: nome da empresa, cargo ocupado, breve resumo das atribuições, resultados e conquistas por mérito, além de mencionar o período em que permaneceu na companhia. O motivo de saída não deve ser colocado.

8) Relevância: Os cursos e atividades extras devem ter relação com o cargo pretendido. Vale lembrar que o recrutador pode apreciar que você descreva que pratica algum hobby ou esporte em equipe, ou ainda se já competiu por alguma modalidade esportiva e se já venceu.

9) Atualização: Os dados devem ser atualizados constantemente. Os cursos antigos devem ser substituídos pelos mais recentes, assim como os empregos.

10) Padrão: O formato tido como padrão é um currículo de, no máximo, duas páginas e com formato de letra Arial 11.
Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close