Continua após os destaques >>
Do ano de 2000 até 2009, as estatísticas apresentadas pelo Departamento Municipal de Segurança apontam a avenida em toda sua extensão, como responsável por mais de 800 acidentes oficialmente relatados com a presença da Guarda Municipal. Desses, cerca de 380 fizeram vítimas que precisaram de socorros no hospital e 6 morreram minutos depois do acidente. Há ainda outras centenas de ocorrências realizadas apenas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que não estão nessa estatística.
O gráfico que ilustra essa matéria, mostra levantamento feito pelo Departamento Municipal de Segurança entre 1999 e 2006, relevando que os acidentes de trânsito envolvendo bicicletas, em mais da metade das vezes provoca vítimas com graves ferimentos. Há ainda uma demonstração clara que, mesmo nos anos de maior intensidade da fiscalização e da realização de prolongados programas de educação no trânsito, os acidentes continuaram ocorrendo em número não inferior a 40 ocorrências por ano. Mas em alguns anos, esse número dobra.
Ciclovia
A construção de uma ciclovia na avenida e tendo como local o canteiro de 7 metros no centro da avenida ( a faixa do ciclista terá 3 metros ), é apontada como a de menor impacto ambiental. Por causa disso, essa alternativa foi aprovada pela maioria de todos aqueles que participaram de dezenas de audiências públicas, incluindo o Conselho Municipal da Cidade.
Essa semana, dois acidentes envolvendo ciclistas aconteceram na avenida, necessitando de socorro da equipe de emergência do Corpo de Bombeiros. Esse episódio colocou em pauta novamente, as críticas apontando como “lenta” a decisão da Prefeitura para iniciar as obras. Essa semana, no entanto, o diretor de Habitação e Urbanismo Municipal disse no Jornal da Rádio Band FM que o processo de licitação da obra que já tem destinação de R$ 3 milhões do Governo do Estado, está sendo encaminhado normalmente e que o canteiro central deverá ser o destino da ciclovia.
A Chefe do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito de Ilha Solteira, Juliana Lacerda Ferreira, disse que a ciclovia no centro da avenida Brasil, além de ser a melhor opção a nível ambiental, também será a melhor alternativa para reduzir o conflito entre motoristas, pedestres e ciclistas. No entanto, ela não acredita no sucesso da instalação da ciclovia como única forma de se reduzirem os acidentes. Na sua opinião, existe um triângulo de medidas que precisam ser tomadas e são elas: engenharia, educação e fiscalização. Historicamente, todas as vezes que o município investiu nessas medidas, o volume de acidentes caiu drasticamente, segundo informou Juliana.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram