Continua após os destaques >>
Na ultima quinta-feira (27 de maio) uma palestra na sede do Rotary Club de Andradina tratou de assuntos relacionados a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS) de Andradina.
A palestra foi ministrada pelo Dr. Isaac Vieira, terapeuta holístico e coordenador do CAPS da cidade Junqueirópolis. O tema abordado foi “ Álcool e Drogas, um desafio de toda a sociedade, direcionado à Organizações não- governamentais municipais e, entidades assistenciais de apoio aos usuários de drogas das cidades de Castilho, Nova Independência e Andradina, que criaram um micro-consórcio para implantação do CAPS.
“O CAPS existe há 20 anos no Brasil, porém era chamado de Residência Terapêutica, surgiu a partir da iniciativa de médicos e pessoas envolvidas na área com objetivo de mudar o tratamento de vítimas de drogas e álcool que, antigamente eram tratados como “loucos” e internados em manicômios”, enfatizou o Dr. Isaac.
Segundo o palestrante, existem quatro tipos de CAPS, o CAPS1, voltado para pessoas que sofrem de transtornos psíquicos em decorrência do uso de entorpecentes, o CAPS 2 que, trata de usuários de drogas e álcool, CAPS 3 - 24hrs que, oferece leito para pessoas que buscam ajuda e, o CAPS I, direcionado à área infantil no tratamento de todos esses transtornos. Andradina oferece esse tipo de atendimento, através do CAPS 2 que, segundo o Dr. Isaac é o tipo de atendimento mais abrangente, por isso, é o mais complexo.
“Eis mais um desafio pela frente mas tenho certeza que Andradina, Castilho e Nova independência só tendem a ganhar com isso, graças ao empenho dessas pessoas”, disse Farid Haddad.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram