Primeira loja destinada a assentados do estado é inaugurada em Andradina
Primeira loja destinada a assentados do estado é inaugurada em Andradina

Continua após os destaques >>
A Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar) inaugurou nesta última quarta-feira uma loja agropecuária especialmente destinada a assentados na cidade Andradina. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura e do Incra.
O objetivo é reduzir os custos de produção, oferecendo insumos aos associados a preços abaixo dos valores de mercado. Essa é a primeira loja do gênero criada no Estado de São Paulo.
Segundo Valdecir Pereira de Aquino, presidente da Coapar, a loja vai colocar à venda, inicialmente, 1.500 itens, mas a idéia é chegar a aproximadamente 7 mil itens, de chapéus a vacina para gado, incluindo equipamentos como picadora e ordenhadeira. O próximo passo será a instalação de uma fábrica de ração no assentamento Terra Livre, em Castilho.
Criada no final dos anos 90, a cooperativa tem atuado na organização da pecuária leiteira, principal atividade dos assentamentos da região. A produção dos 750 associados deve atingir uma média de 23 mil litros por dia neste ano. O leite é vendido principalmente para grandes laticínios.
A Coapar já possui 26 tanques de resfriamento de leite e um caminhão-tanque. No ano que vem, deve receber dois novos caminhões, adquiridos com recursos do Governo Federal e do programa Territórios da Cidadania.