“Identidade virtual” deve ser bem trabalhada desde cedo

As redes sociais foram criadas com o objetivo de facilitar o relacionamento entre as pessoas, permitindo a criação de amizades, a troca de informações e até mesmo a divulgação profissional. E tudo isso é feito por meio de um perfil no próprio nome do usuário, ou seja, uma identidade virtual

“Identidade virtual” deve ser bem trabalhada desde cedo -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

As redes sociais foram criadas com o objetivo de facilitar o relacionamento entre as pessoas, permitindo a criação de amizades, a troca de informações e até mesmo a divulgação profissional. E tudo isso é feito por meio de um perfil no próprio nome do usuário, ou seja, uma identidade virtual.

“A identidade virtual vai sendo formada a cada postagem, curtida ou compartilhamento de informação feitos pela pessoa, daí a importância de se atentar à sua autoimagem desde a criação do perfil nas redes sociais”, afirma Leônidas Corrêa, diretor de uma empresa especializada em marketing digital, de São José do Rio Preto (SP).

É natural que os recrutadores utilizem essa ferramenta para conhecer melhor o candidato a uma vaga de estágio – ou pelo menos a imagem que ele projeta nessas mídias. Segundo pesquisa recente anunciada pelo site de empregos Catho, cerca de 90% das empresas o fazem. “Assim, redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter já deixaram de ter foco apenas na vida pessoal das pessoas, tornando-se porta de entrada para a área profissional”, alerta Aristides Ianelli Júnior, diretor de uma agência de integração que realiza a seleção de estudantes para vagas de estágio na região noroeste paulista.

De acordo com Thaísa Dias, psicóloga e especialista em Recursos Humanos, os recrutadores avaliam o comportamento virtual dos estudantes para analisar como o candidato é na sociedade e como se comporta quando não está sendo avaliado diretamente.

Leônidas destaca que, além de se atentar ao conteúdo, é importante que o jovem tenha domínio da parte técnica dessas mídias. “Existem diversas maneiras de publicar o que se deseja com mais segurança, principalmente quem está de olho nas postagens. A mais indicada no Facebook é criar listas de amigos de acordo com aquilo que será compartilhado e configurar as informações de segurança para que se tenha a aprovação na postagem de algum amigo na linha do tempo ou a marcação em uma foto”, explica.

Dicas para cuidar da imagem pessoal nas redes

•Não publique textos, vídeos e imagens obscenas;

• Não faça postagens pejorativas ou que de alguma forma ofendam ou humilhem algo ou alguém;

• Não faça postagens públicas de festas, consumo de álcool ou em cenários que possam causar uma má impressão para quem vê;

•Jamais critique a empresa, equipe, ambiente ou local de trabalho;

• Não coloque dados em seu perfil que não correspondam à verdade. Ex.: onde morou, estudou, trabalhou, etc.;

• Tenha cautela para não deixar o seu perfil aberto em um local público, pois alguém desconhecido e com acesso livre pode fazer a publicação de coisas ruins sobre sua imagem;

• Evite falar besteiras, fazer xingamentos e não falte com respeito ao próximo.

 

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.