Cerca de 340 mil alunos de escolas municipais e particulares do Estado de São Paulo participarão do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a avaliação criada pela Secretaria de Estado da Educação originalmente para os alunos de escolas estaduais. Eles terão a mesma avaliação que será aplicada em novembro a 1,8 milhão de estudantes estaduais.
Neste ano a Secretaria resolveu abrir o Saresp para as outras redes - privada e municipais. Ao todo, 233 cidades paulistas (1.509 escolas municipais) aderiram à avaliação, que será aplicada em 25 e 26 de novembro. Das redes municipais participarão 288 mil estudantes. Das escolas privadas, 52 mil - são 175 da rede Sesi e 53 particulares.
As prefeituras e escolas particulares deverão arcar com os custos de geração e aplicação das provas, processamento de resultados e boletins. As redes ou escolas que aderiram ao programa têm de aplicar a avaliação nas séries definidas pela Secretaria, em todos os alunos dos períodos manhã, tarde e noite.
As séries avaliadas serão 2ª, 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Na região as seguintes cidades tem escolas participantes: Andradina, Guaraçaí, Ilha Solteira, Itapura, Murutinga do Sul e Pereira Barreto.
Região: Saresp avalia alunos de escolas municipais e particulares
