SP: sistema carcerário tem 50% mais presos do que vagas

SP: sistema carcerário tem 50% mais presos do que vagas -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
Um levantamento realizado em junho pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão do Ministério da Justiça, revelou que em São Paulo existem 50% a mais de detentos do que vagas nas cadeias.

No total, são 145.096 presos, que ocupam cerca de 96.540 vagas. A cada dois detentos, um está acomodado de forma imprópria. O levantamento foi feito com base nas unidades administradas pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), responsável pelas penitenciárias, prisões de segurança máxima, manicômios judiciários e outras unidades.

O governo do Estado não revela o número da população carcerária por medidas de segurança. Até 2010, está prevista a criação de 45 novas unidades prisionais, com 35 mil vagas a mais. Em 2009, o orçamento do Estado pretende destinar cerca de R$ 2,37 bilhões para a Secretaria de Administração Penitenciária, 24% a mais do que neste ano.

Região

A região de Andradina também enfrenta uma superpopulação de presos. Os casos mais graves são nos presídios femininos, quês estão todos cheios. Recentemente a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), pediu a interdição da cadeia feminina da cidade de Mirandópolis. O governo transferiu parcialmente as presas.

O pedido foi feito após a Comissão dos Direitos Humanos da OAB receber uma carta enviada pelas presas. A comissão da OAB vistoriou a cadeia e relatou que o local "trata-se de um depósito de gente, e não um estabelecimento prisional para presos que deveriam aguardar julgamento de processos em andamento". As cinco celas em atividade abrigavam 11 mulheres em um espaço onde caberiam no máximo seis.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.