Novas instituições realizarão Enem e Correios farão distribuição

Novas instituições realizarão Enem e Correios farão distribuição -
Gostou? Compartilhe com amigos!
ENVIAR PARA UM AMIGO
Vagas e Notícias no seu Celular!

Receba alertas de empregos e notícias urgentes da região diretamente no seu WhatsApp.

👉 ENTRAR NO CANAL GRATUITO Seu número fica oculto e protegido.
Continua após os destaques >>
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, anunciou, nesta segunda-feira, o rompimento do contrato com o Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), que aplicaria as provas do Enem.

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília, e a Fundação Cesgranrio devem ser responsáveis pela elaboração e realização do exame. Os Correios vão participar da distribuição das provas. A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal serão responsáveis pela segurança.

“As negociações com o Cespe e a Cesgranrio, que já realizaram outras edições do Enem, estão bastante avançadas”, disse Reynaldo. De acordo com o presidente, o rompimento foi acordado com a Connasel. “Foi uma decisão bilateral”, explicou.

Foram pagos cerca de R$ 38 milhões à Connasel pela impressão das provas, o que representa um terço do valor do contrato firmado pelo Inep com o consórcio. Ainda de acordo com Reynaldo, caso o consórcio seja responsabilizado judicialmente pelo vazamento da prova, o Estado deve pedir o ressarcimento do dinheiro pago. “Se isso ficar provado, sou obrigado a pedir o ressarcimento”, afirmou o presidente do Inep.

Detalhes da nova prova como logística, segurança e data serão anunciados na quarta-feira, dia 7, pelo ministro da educação Fernando Haddad. O ministro estuda duas datas: o último fim de semana de novembro ou o primeiro fim de semana de dezembro.

Universidades podem mudar datas de vestibular

As instituições que irão utilizar o Enem como forma de seleção de novos alunos estão dispostas a fazer mudanças em seus calendários desde que não haja atraso no início das aulas em 2010. As universidades e institutos federais só irão decidir se farão alterações em seus calendários após a definição da nova data do exame, que será anunciada na quarta-feira.

O Enem foi adiado após vazamento da prova, que deveria ter sido aplicada no último fim de semana. De acordo com o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Alan Barbiero, após a definição, cada universidade vai decidir sobre a mudança no calendário.

Com o adiamento do Enem, o exame provavelmente vai coincidir com vestibulares de universidades federais. Segundo Barbiero, o MEC apresentou um levantamento com as datas de todas as seleções do país. O objetivo é buscar uma data que tenha impacto menor para instituições e alunos.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Este site utiliza cookies para personalizar anúncios e analisar o nosso tráfego. Ao continuar, concorda com a nossa Política de Privacidade.