Nadal vence Federer, leva título em casa e deixa recorde de Agassi para trás

Nadal vence Federer, leva título em casa e deixa recorde de Agassi para trás -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Um ano depois de perder o título do Masters 1000 de Madri para Roger Federer, Rafael Nadal conseguiu dar o troco neste domingo e venceu o suíço número 1 do mundo por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 7-6 (7-5), em 2h10min de partida.

Além de conquistar o título batendo o arquirrival diante de sua torcida e retomar o posto de número 2 do ranking da ATP, Nadal se isolou como o maior campeão de Masters 1000 da história com 18 títulos, deixando para trás o norte-americano André Agassi, com 17.

Esta foi a 11ª vitória de Nadal em 17 finais disputadas entre os dois melhores tenistas da atualidade, e o 14º triunfo do espanhol nas 21 vezes que enfrentou Federer. Campeão também em Monte Carlo e Roma, o espanhol também conquistou o feito inédito de ganhar os três Masters disputados no saibro em uma mesma temporada.

Com a derrota na decisão deste domingo, o suíço precisa chegar à semifinal em Roland Garros para igualar Pete Sampras no recorde de 286 semanas como líder do ranking da ATP. Caso caia em Paris antes da semi, o número 1 do mundo terá de torcer para Nadal não ficar com o título.

Como sempre, os dois tenistas mostraram enorme respeito na cerimônia de premiação. “O torneio foi muito bom, principalmente pela presença do público. Obrigado pelo apoio. Sei que não sou espanhol, mas estou trabalhando para melhorar meu jogo no saibro. Hoje, Rafa foi supremo", disse o vice-campeão Roger Federer.

"Roger, me desculpe por hoje, mas parabéns pela vitória na Austrália e por sua brilhante carreira. Agradeço a todos da organização, voluntários, juízes, pegadores de bola, que fizeram este torneio ser tão bom. Agradeço principalmente à minha equipe, minha família e ao apoio da torcida, que foi inesquecível", disse o campeão Rafael Nadal.

O primeiro set foi marcado pelo nervosismo dos dois tenistas, que cometeram mais erros que o normal. Federer começou melhor, confirmando seu serviço com facilidade e, logo depois, fazendo Nadal salvar um break point para empatar.

Na sequência, o espanhol conseguiu a quebra, mas o suíço deu o troco em seguida e não deixou o adversário abrir vantagem. No sétimo game, o número 1 do mundo chegou a salvar quatro chances de quebra, mas na quinta tentativa Nadal conseguiu a vantagem novamente. O espanhol ainda teve de salvar quatro break points no último game para fechar o primeiro set em 6 a 4.

O segundo set começou no mesmo ritmo. Logo no primeiro game, Nadal conseguiu a quebra, mas o troco veio logo na sequência e o suíço não deixou o dono da casa consolidar a vantagem. No quinto game, o espanhol voltou a conquistar a quebra, para depois confirmar seu serviço e abrir 4 a 2.

Não é por acaso que o confronto entre Nadal e Federer é considerado uma das maiores rivalidades da história do tênis. Após confirmar seu serviço, o número 1 do mundo devolveu novamente a quebra para, em seguida, virar o placar para 5 a 4. Ambos não perderam mais games sacando e a decisão ficou para o tie break.

Assim como no restante da partida, o equilíbrio foi mantido com erros dos dois tenistas. No ponto final, Nadal conseguiu um mini break para fazer 7 a 5, fechar o jogo e ficar com o título histórico diante da torcida espanhola.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.