Saiba como usar um perfume e o que está na moda neste inverno
Saiba como usar um perfume e o que está na moda neste inverno

Continua após os destaques >>
Existem aquelas pessoas que logo de manhã nos sufocam com seus odores nos elevadores, nas salas de espera, nos consultórios. Nas noites, infestam os teatros, os cinemas, os jantares íntimos. Muitas vezes nem percebem de seu ato e passam impunemente chacoalhando suas madeixas, deixando um rastro enjoativo de perfume que se instala sem dó em nossas narinas.
Fiquei pensando quantas mulheres e homens jasmins poderiam ser transformados se soubessem usar a dose certa daquilo que foi criado para atrair e não repelir. E até pode ser usado secretamente, como fazia a musa Marilyn Monroe, que dizia dormir com gotículas de Chanel 5.
Para saber como usar um perfume, entrevistei uma das maiores especialistas do país, Renata Ashcar, autora do livro Guia de Perfumes (Duetto Editorial) e responsável pelo site www.renataashcar.com.br, que traz muitas curiosidades sobre o perfume, seu uso, fabricação e tendências.
Segue a entrevista com Renata:
Como escolher o melhor perfume de acordo com seu estilo, personalidade?
Perfume é como roupa, revela o estilo da pessoa. Mulheres mais modernas e descoladas mostram uma clara preferência por aromas mais leves como os cítricos. Já as mais femininas acabam optando por florais suaves e cheios de estilo. As sedutoras se rendem aos aromas mais encorpados, com ingredientes como madeiras, resinas, baunilha. Enfim, existe uma linguagem muito particular que pode ser revelada através da equação perfume x personalidade.
Em que locais do corpo o perfume deve ser aplicado- diz a lenda que é onde desejamos ser beijados. É assim mesmo? Como não exagerar?
Vou dar dicas para acertar na dose:
1) Não se deve aplicar o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado — além de haver o risco de manchar a peça.
2) Jamais aplique um perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante — e provocar manchas na pele.
3) Não misture perfume com desodorantes, cremes ou loções com cheiro diferente.
4) Caso a pele fique irritada com a aplicação de um perfume, é melhor deixá-lo de lado. A reação indica alergia à fragrância ou a algum de seus componentes.
5) Fuja das fragrâncias muito fortes, que provavelmente incomodarão as outras pessoas, podendo causar até dor de cabeça e enjôo.
6) Vale colocar um pouco de perfume na palma das mãos e espalhar fugazmente pelo corpo. Também vale perfumar o rosto: o aroma ficará em contato direto com o olfato do parceiro na hora do romance. Aliás, dizem que uma mulher deve passar perfume onde gostaria de ser beijada. Afinal, em matéria de sedução, o perfume é um poderoso aliado.
Quais os perfumes que nunca saem da moda e por favor explique as razões.
Os grandes clássicos como Chanel no.5, Opium, Angel, enfim, acho que existe toda uma aura em torno deles que os tornaram clássicos. Chanel 5 por exemplo se tornou um clássico por vários motivos. Olfativamente falando ele foi uma revolução na perfumaria da época por trazer entre os seus ingredientes um especial, o aldeído, que é uma substancia sintética que tem a propriedade de ressaltar ainda mais os ingredientes naturais. Fórmula revolucionária que trouxe um caráter muito especial ao perfume, repleto de ingredientes naturais e ultra femininos. Ícone também por ser praticamente um dos primeiros perfumes a serem lançados por um estilista. Desde então, todos os grandes nomes da alta costura passaram a assinar uma fragrância. A simplicidade e elegância da embalagem refletiam perfeitamente o estilo de Chanel. Na década de 60, o perfume ganhou o endosso de Marilyn Monroe, que assumiu que dormia apenas com algumas gotas do mesmo. Um ícone, endossando outro ícone! Grandes criações trazem sempre algum tipo de inovação, e depois, sua comunicação reflete de alguma forma influencias diversas, sejam elas de estilo, moda ou cultura.
Qual a tendência de perfumes para esse inverno?
São muitos os lançamentos desta temporada. No campo dos femininos, temos grandes florais com um toque de especiarias. É o caso de Si Lolita, de Lolita Lempicka, que traz Gillyflower – uma espécie de cravo – combinando ervilha doce e notas de pimenta. Outro grande lançamento é Lola de Marc Jacobs, que revela uma mulher jovem, feminina, heroína dos tempos modernos. Adorei também o Ricci de Ricci de Nina Ricci, um floral especiado com um delicioso toque gourmand. Peônia e rosas com um toque de musk são a assinatura do novo perfume Parisienne de Yves Saint Laurent – ultra-feminino, e a edição limitada de Prada Infusion de tubereuse, flor absolutamente envolvente que combinada com toques frutais trouxe um caráter muito especial para a fragrância.
Outra flor em voga é a magnólia, recentemente apresentada no perfume Chanel Cristalle Eau Verte, versão modernizada do original criado em 1974 e J´Adore L´Eau, no qual Dior apresenta uma faceta diferente de seu best-seller. Esta flor também esta presente no coração do elegante floral Reese in Bloom da Avon.
Eu sou como meu avô, adoro andar perfumada e adoro gente perfumada. Mas realmente não suporto quem exagera. E você, conhece alguma história assim de homem ou mulher-pe’-de-jasmim?