Rio Preto: Menino de 6 anos morreu com gripe suína

Rio Preto: Menino de 6 anos morreu com gripe suína

Rio Preto: Menino de 6 anos morreu com gripe suína -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
O menino José Henrique Rodrigues da Silva, 6 anos, que morreu no último dia 3 após procurar atendimento quatro vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio, zona norte de Rio Preto, estava com gripe suína. A causa da morte foi divulgada ontem pela Secretaria de Saúde. A pasta confirmou ainda o sétimo caso provocado pela doença na cidade. A vítima é uma gestante de 15 anos, que passa bem.

Zezinho, como era conhecido a criança, foi levado à unidade pela mãe nos dias 2, 7 e 29 de abril. Ele também foi atendido no Hospital de Base no dia 29. O exame para diagnosticar a doença não foi solicitado. “Ele tinha febre e dor no corpo, mas nem suspeitaram de gripe ou dengue. Só deram um antibiótico e mandaram ele para a casa”, diz a avó Benedita Rodrigues. No domingo, dia 2, ele voltou à UPA no período da noite e morreu na madrugada. O laudo da necropsia já havia apontado problemas respiratórios.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidmiológica de Rio Preto, Luciano Garcia Lourenção, as análises são solicitadas apenas em casos graves e de internação. “Trata-se de um protocolo do Ministério da Saúde. Dentro do atendimento que ele recebeu, não cabia o exame. Esse atendimento, porém, está sendo investigado pela comissão de auditoria da secretaria.”

A família de Zezinho acusa os médicos que o atenderam de negligência. “Eles cometeram um erro absurdo. O meu neto tinha que ter sido internado”, afirma a avó, que foi comunicada na tarde ontem sobre a causa da morte do neto. O caso também está sendo investigado pela polícia. O delegado Valdir Carvalho da Silva, titular da Delegacia Participativa de Rio Preto, começou a ouvir os envolvidos também na tarde de ontem. A avó foi a primeira a prestar depoimento.

Novo caso

A gestante de 15 anos que contraiu gripe suína estava no primeiro trimestre de gestação. Ela foi internada no dia 29 de abril na Santa Casa, com febre, tosse, calafrio, dispneia, dor de garganta, artralgia, mialgia, coriza, diarreia e pneumonia. No dia 30, foi colhida amostra de secreção para análise. Ela recebeu alta no domingo e passa bem. Em Rio Preto, apenas 70% das gestantes foram imunizadas contra a doença. A meta estabelecida pelo ministério é de 80%. “O ideal é que todos se previnam. As mulheres que ficarem grávidas durante o ano devem procurar a unidade de saúde.”

A última etapa da campanha, que abrange a população com idades entre 30 a 39 anos. Em Rio Preto, a meta é vacinar 68.606 pessoas até o dia 21 de maio, quando se encerra a campanha nacional. Jovens com idade entre 20 e 29 anos, doentes crônicos e crianças com menos de 2 anos que ainda não se imunizaram devem procurar as unidades.

Balanço

No sábado, 9.448 idosos foram imunizados contra a gripe comum em Rio Preto. O número representa 17,12% da população, estimada em 55.172 pelo IBGE. Ontem, o movimento em busca da vacina foi grande nas unidades. Na UBS Central, os corredores ficaram cheios durante a manhã. “Participo de todas as campanhas desde que completei 60 anos”, diz Ana Maria Valtarian, 65 anos. “É sempre bom estar prevenido. Tomo a vacina e nunca precisei tomar remédio”, diz Sidnei César Silvado, 86 anos.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close