Erika Senche Pineze é mais uma vítima da violência. A estudante deixou a moto em frente a casa da mãe por alguns minutos e, quando voltou, o veículo não estava lá.
Como Érika, outras 64 pessoas tiveram o veículo levado por bandidos nos três primeiros meses deste ano, em Araçatuba. O dado faz parte do balanço da criminalidade no estado, divulgado esta semana pela secretaria estadual de segurança. No ano passado foram 68 casos no mesmo período, o que mostra que esse tipo de crime praticamente não teve redução.
A situação é mais preocupante quando o assunto são os crimes cometidos contra a vida. Em Araçatuba, no primeiro trimestre do ano passado, foram registrados dois homicídios. Este ano foram sete. Aumento de 350%. Mas para o delegado que investiga os casos, o balanço não reflete a realidade da violência no município.
Outras importantes cidades do interior paulista também registraram aumento nos índices de violência. Em Rio Preto, a estatística dobrou: foram quatro casos em 2009 e 8 em 2010. Em Votuporanga, não foram registrados assassinatos em 2009, mas três homicídios foram cometidos este ano.