"Los Suns" vencem Spurs e ampliam vantagem nos playoffs
"Los Suns" vencem Spurs e ampliam vantagem nos playoffs

Continua após os destaques >>
Atuando com os dizeres "Los Suns" estampados no uniforme, o Phoenix Suns deu alegrias não somente à parcela de origem latina da sua torcida, mas a todos seus fanáticos seguidores. Nesta quarta-feira, a equipe conseguiu mais uma vitória na semifinal da Conferência Oeste da NBA e abriu 2 a 0 na série melhor de sete sobre o San Antonio Spurs: em casa, 110 a 102.
A equipe usou as camisas como forma de protesto contra a lei anti-imigração aprovada pelo estado do Arizona. Bem no dia em que a comunidade mexicana comemora o "Cinco de Mayo" - aniversário da Batalha de Puebla, quando os hispânicos derrotaram o exército francês - a franquia tentou exaltar a diversidade étnica na NBA.
Se, no primeiro jogo da série, o canadense Steve Nash comandou a vitória, desta vez o armador dividiu funções: encerrou o jogo com 19 pontos, mesma marca de Jason Richardson. Além deles, Grant Hill fez 18 pontos e Amar'e Stoudemire terminou como o cestinha do time anfitrião, com 23 pontos. O brasileiro Leandrinho pouco ficou em quadra e marcou só três pontos. No San Antonio Spurs, o grande destaque foi o pivô Tim Duncan, cestinha da partida com 29 pontos. Nem a parceria com o argentino Manu Ginóbili impediu a derrota, embora o time tenha apresentado bom desempenho no primeiro quarto: foram 30 pontos, contra 21 do rival.
No segundo quarto, o quadro se inverteu: os Spurs diminuíram o ritmo e pontuaram 21 vezes, enquanto os Suns reagiram, marcando 30 pontos para empatar o duelo.
A virada aconteceu no segundo tempo: o Phoenix foi superior por apenas dois pontos, mas tomou de vez a dianteira no último período para garantir a festa, no dia mais latino do estado do Arizona. Os times voltam a se enfrentar na sexta-feira, desta vez na casa do San Antonio, que precisa vencer para não se complicar. Aos Suns, mais duas vitórias bastam para garantir vaga na final da Conferência Oeste da NBA.