Planos do Morumbi para 2014 ainda não foi aprovado
br>
A Fifa começou nesta quarta-feira uma nova rodada de inspeções nos estádios que pretendem sediar partidas da Copa do Mundo de 2014. A primeira cidade a receber a visita da entidade máxima do futebol foi São Paulo. Os integrantes da comissão avaliadora foram ao estádio do Morumbi, mas não falaram com a imprensa.
A única pessoa a conceder entrevista foi Francisco Manssur, diretor do São Paulo e representante do clube no comitê organizador da capital paulista. Ele fugiu das críticas feitas pela Fifa no início da semana, quando o Jeróme Valcke, secretário-geral da entidade, falou duramente sobre o atraso das obras nos estádios do país.
“Na medida em que São Paulo também é 2014, as recomendações feitas pela Fifa valem, mas o São Paulo tem tranquilidade quanto a obras e cronograma. Nós temos tudo preparado para entregar o estádio em dezembro de 2012”, explicou o cartola.
Mesmo negando fazer parte das críticas, pouco foi feito no estádio visando o Mundial e as grandes obras ainda não começaram. O clube mexeu em banheiros e trocou cadeiras do anel intermediário, que até mesmo terão de ser retidas, pois o nível do meio e o inferior do estádio serão um único lance de assentos para a Copa.
Mas se as grandes obras não começaram no estádio, o Morumbi pelo menos não é mais o principal alvo de críticas da Fifa, como era até poucos meses atrás. Agora, a entidade está mais preocupada com os estádios públicos, que apresentam atrasos até mesmo nas licitações, como é o caso de Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Natal.
O Maracanã, por exemplo, já está previamente escolhido para ser a sede da final da Copa de 2014, mas vive situação parecida com a do Morumbi. O projeto enviado à Fifa não foi aprovado e agora ele está sendo discutido pela prefeitura do Rio de Janeiro e a entidade. Os novos planos para o campo são-paulino foram enviados no dia 15 de abril, mas o clube ainda não teve uma resposta.
Clube elogia responsável por inspeção
Depois de se esquivar de críticas da Fifa, o São Paulo também aproveitou para elogiar o profissional escolhido para comandar a avaliação. O arquiteto Carlos de la Corte será o consultor do Comitê Organizador Local para estádios e também estará chefiando as visitas dos outros campos do Brasil nos próximos dias.
“Nós não temos noção da conclusão que ele vai tirar, mas como sempre, a visita dele teve muito cuidado técnico. Ele observou e tirou fotos das nossas obras. Nossa interlocução com ele sempre foi muito positiva”, disse o diretor tricolor Francisco Manssur.
Após essa nova visita, os cartolas são-paulinos seguem confiantes de que o estádio do Morumbi será palco da partida de abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014.
Morumbi foge de críticas por atraso para Copa-2014 e elogia visita da Fifa
Morumbi foge de críticas por atraso para Copa-2014 e elogia visita da Fifa
