Brasil deve produzir mais algodão

Brasil deve produzir mais algodão

O Brasil deverá produzir 5% a mais de algodão nesta safra.Nas lavouras de algodão do oeste da Bahia as flores e as maçãs estão bonitas. É um sinal de que a cultura está se desenvolvendo bem.

Em todo o Estado a produção de algodão deverá chegar a quase 408 mil toneladas nessa safra, aumento de 9,5% em relação à safra anterior, segundo a Conab.

Na área em que o Sr. Carlos Missio cultiva o algodão com os irmãos a expectativa é de começar a colheita em 45 dias.

“O clima dá para considerar que foi muito bom comparado com o ano passado está melhor. A incidência de chuva no final do ciclo está boa e a previsão é de que não tenha excesso de chuva. Isso vai gerar uma boa produtividade geral”.

Em uma fazenda em Pedra Preta, no sul de Mato Grosso, foram plantados 34 mil hectares de algodão. As plantas estão em fase de floração e a colheita deve acontecer em dois meses. Se tudo continuar correndo bem, a ideia é colher uma média de 300 arrobas por hectare.

“A condição de clima foi muito favorável. Tivemos precipitações bem distribuídas para o algodão. Ele teve um desenvolvimento vegetativo e no período de frutificação ele teve uma condição climática com água suficiente para a formação do algodão”, explicou o agrônomo Márcio de Souza.

Segundo a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, o Estado de Mato Grosso plantou nesta safra pouco mais de 420 mil hectares com algodão, 8,5% a mais do que na safra passada.

Clima favorável e boa produtividade estão entre os fatores que animaram o setor. Mas outro motivo deu forças para que a área plantada aumentasse em Mato Grosso.

“Em função das cotações internacionais do algodão que puxaram bastante para cima, principalmente no início do ano, fez com que essa perspectiva de plantar algodão fosse à única alternativa do produtor para ter margem de lucro”, disse Álvaro Salles, diretor do Instituto Mato-Grossense do Algodão.

Hoje o preço internacional do algodão está uma média de 65% maior do que o registrado em abril do ano passado.

O preço internacional do algodão, cotado na bolsa de Nova York, subiu 63% de um ano para cá.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close