Safras de arroz e feijão seguem caminhos opostos

Safras de arroz e feijão seguem caminhos opostos

O prato mais tradicional do brasileiro está desequilibrado na safra 2009/10. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, a produção de arroz está em queda, enquanto a de feijão vê um incremento na atual temporada safra.

Levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a área cultivada com arroz na safra 2009/10 está em torno de 3 milhões de hectares, quase 4% a menos do que na safra 2008/09.

A diminuição na região plantada se deve principalmente às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, um dos principais Estados produtores, durante o período de semeadura. Com isso, a produção nacional de arroz na atual safra está estimada em 11,5 milhões de toneladas, uma queda de aproximadamente 9% em comparação com a safra anterior.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a produção de feijão, ao contrário, deve ter um acréscimo de 10,6% nesta temporada em relação ao período 2008/09, resultando numa produção de 1,4 milhão de toneladas. Isso apesar de pesquisa divulgada pelo Ministério da Agricultura ter mostrado uma redução no consumo do grão de 2006 para 2009.

Quatro anos atrás, aproximadamente 72% da população adulta brasileira declarava comer feijão pelo menos cinco vezes por semana. Essa proporção caiu a 66% em pesquisa realizada no ano passado.

Esse declínio é perceptível ao longo dos tempos. Na década de 60, o brasileiro consumia cerca de 30 kg de feijão por ano. Hoje o consumo médio do brasileiro é de 18 kg.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close