Calote com cheques é o menor para o 1º trimestre desde 2005

Calote com cheques é o menor para o 1º trimestre desde 2005

Pouco mais de 5,4 milhões de cheques acabaram devolvidos entre os 281 milhões compensados no primeiro trimestre de 2010, segundo revela pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta sexta-feira (23). A inadimplência ficou em 1,92%, atingindo seu menor patamar para o período desde 2005.

A empresa explica que a diminuição da inadimplência pode ser justificada pelo melhor desempenho da economia, com a geração de empregos e evolução da renda.

O valor médio das dívidas com cheques entre janeiro e março ficou em R$ 1.191,26, de acordo com a pesquisa.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo, sobretudo se comparada com o primeiro semestre de 2009, período que sofreu os reflexos da crise global. Já em relação à segunda metade do ano, os indicadores apontam para o crescimento da inadimplência, decorrente do maior endividamento da população.

Em março, foram devolvidos mais de 2,11 milhões de cheques (2,04% do total para os compensados).

O índice ligeiramente maior que nos meses de janeiro e fevereiro, é explicado por fatores sazonais como o pagamento da última parcela do IPVA, das despesas escolares (matrícula e material), das férias e eventuais viagens realizadas no inicio do ano. Além disso, neste ano, março teve 23 dias úteis contra 18 em fevereiro, que registrou 1,85% de cheques devolvidos.

Maior calote

A região Norte possui o maior índice de inadimplência de cheques, com 4,63% devolvidos. Além disso, o Estado do Amapá é o líder no ranking de Estados que mais devolveram cheques comparando o índice através dos meses, com uma taxa de 13,95%. O Acre, também na região Norte, é o terceiro Estado onde mais devolvem cheques, com 9,12%.

Diferentemente da tendência regional e do país, Roraima que é o 4º Estado mais inadimplente, foi o único a registrar queda nos índices, passou de 10,15% em fevereiro para 8,79% em março.

Depois do Norte, as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul possuem menores índices, sendo o Sudeste a região que registra a menor taxa de inadimplência de cheques, com 1,68%.

Importantes centros econômicos do país, São Paulo e Rio de Janeiro foram os Estados que menos devolveram cheques, respectivamente, 1,55% e 1,67%.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close