Continua após os destaques >>
O navio marca o ressurgimento da indústria naval brasileira, já que o país já foi 2º colocado no ranking mundial de fabricantes na década de 1970.
Atualmente, o país figura na 5ª posição mundial. O presidente da Transpetro, Sergio Machado, classificou o lançamento como um “fato histórico”. - Atravessamos uma verdadeira epopeia para chegarmos a esse ponto. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef [Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro], que entra agora em uma nova etapa, inclusive porque já estamos trabalhando para lançar a sua terceira fase. Segundo o governo federal, indústria naval brasileira já gerou 15 mil empregos diretos desde a retomada, e a previsão é de que o número chegue a 40 mil.
Nas duas primeiras fases do programa, o governo deve construir 49 navios no Brasil, dos quais 33 já foram contratados. Os 16 restantes estão fase final de contratação. O segundo navio do programa será lançado ao mar ainda no primeiro semestre, no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram