Não tem Photoshop? Conheça cinco opções grátis

Não tem Photoshop? Conheça cinco opções grátis

O Photoshop foi lançado essa semana no Brasil com preço sugerido de US$ 1.111. Muita gente pode se espantar com o valor, mas deve-se observar que o Photoshop é um aplicativo voltado para uso profissional, e não doméstico.

Felizmente, quem quer apenas dar um trato nas imagens antes de mandar para a web tem outras opções. O iG Tecnologia selecionou cinco, todas gratuitas. Em termos de recursos elas estão muito longe do Photoshop, principalmente quando se trata de imagens para impressão. Mas trazem recursos suficientes para o tratamento de fotos para a web. Confira a lista.

Paint.net

Esse software gratuito é uma boa opção para editar imagens para a web. Quem já mexeu com o Photoshop reconhecerá de cara muitos dos ícones da barra de ferramentas do Paint.NET. Entre os mais conhecidos estão o Balde (preenchimento de formas) e o Conta-gotas (seleção de uma cor da imagem).

O Paint.NET está disponível em português e executa operações simples, como girar e redimensionar uma imagem, com competência. O programa fica devendo apenas uma forma mais ágil de recortar uma imagem (recurso Crop). Não há uma ferramenta dedicada para essa função. É necessário usar a ferramenta de seleção e depois clicar no ícone de recortar.

Baixe o Paint.NET no Superdownloads.

PhotoFiltre

O PhotoFiltre é um editor de imagens simples, mas que contém os recursos mais populares. O programa traz duas barras de interface na parte superior, em vez da barra única da maioria dos aplicativos. A vantagem disso é que dá para acessar mais funções com um só clique. Entre essas funções estão o autocontraste e ajustes de brilho e saturação. O PhotoFiltre traz quinze grupos de filtros, incluindo os conhecidos Sharpen, Noise e Edges.

Baixe o PhotoFiltre no Superdownloads.

Gimp

Velho conhecido dos usuários de software livre, o Gimp também tem uma versão para Windows. Ela traz todos os recursos necessários para um tratamento básico de imagens, incluindo filtros, ajuste de níveis e ferramentas de recorte.

O programa escorrega um pouco na interface. Não dá para, por exemplo, abrir mais de um arquivo na mesma janela de programa. Cada documento é aberto em uma janela independente do Gimp, o que atrapalha um pouco o processo de copiar e colar imagens umas nas outras.

Baixe o Gimp no Superdownloads.

Photoshop Online

Uma boa alternativa para substituir o Photoshop é... o próprio Photoshop. A versão online do aplicativo guarda, gratuitamente, até 2 GB de fotos. Ela também pode ser integrada com o Flickr, Picasa e Facebook. Assim, as fotos publicadas nesses sites podem ser editadas direto no Photoshop.com.

Criado em Flash, o Photoshop.com traz uma interface com visual sofisticado, mas peca pela lentidão. Algumas operações são lentas mesmo em boas conexões de banda larga.

Acesse o Photoshop Online

Picnik

Leve e com uma interface ágil, o Picnik é uma boa alternativa para editar fotos na web. Um detalhe da interface que ajuda bastante é o zoom, localizado na parte inferior da tela. Esse recurso está presente em quase todos os editores de imagem, mas a forma como ele é apresentado no Picnik (barra de rolagem no canto inferior direito) agiliza bastante a visualização de detalhes das fotos.

O Picnik pode ser integrado com serviços como Picasa e Flickr. Uma versão paga do serviço (US$ 25 por ano) oferece mais efeitos gráficos, histórico ilimitado e interface sem banners publicitários.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close