Mantega sugere vetar aumento acima de 6,14% para aposentados

Mantega sugere vetar aumento acima de 6,14% para aposentados

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na manhã desta quarta-feira que vai indicar ao presidente Lula vetar proposta de reajuste acima de 6,14% para aposentadorias maiores que o mínimo. Ele reforçou que esse percentual é o limite possível para o governo.

Mantega não é o primeiro a afirmar que o governo não concorda com o índice de 7,7% defendido por alguns parlamentares. Ontem, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) rejeitou qualquer aumento acima de 7% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi além: "Eu acho que o presidente vai vetar [aumento acima de 6,14%], mas eu não posso dizer pelo presidente. O nosso compromisso foi feito. Não achamos razoável simplesmente porque tem eleição aí todo mundo queira fazer grandes bondades", afirmou.

Bernardo reiterou a proposta do governo de garantir 6,14% de reajuste aos aposentados.

Mesmo diante da posição dos ministros, os deputados da base reafirmaram ontem que devem votar um reajuste maior, de 7,7%. Esse foi o índice acertado pelos líderes dos partidos aliados no Senado.

A medida provisória que trata do reajuste dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo tranca a pauta da Câmara. Originalmente, ela concede um aumento de 6,14%. O relator da proposta, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), garante que vota o texto esta semana, mesmo se for para ser derrotado.

Ainda ontem, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse que o Executivo já fez sua parte e que nem mesmo o reajuste de 7% para as aposentadorias, negociado com líderes da base governista na Câmara, está assegurado.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close