Mais rápida da história Ferrari atinge 325 km/h

Mais rápida da história Ferrari atinge 325 km/h  -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
Há tempos a Ferrari vem anunciando sua intenção de retomar o nome GTO em seus carros. A sigla, cujo significado é Gran Turismo Omologato (Homologação Gran Turismo, em italiano), marcou época nos legendários 250 GTO, dos anos 60, e 288 GTO, na década de 80, enfim está de volta e em grande estilo. Nesta quinta-feira (8) a marca italiana anunciou a apresentação da 599 GTO para o Salão de Pequim, na China, programado para acontecer entre os dias 25 de abril e 2 de maio.

Segundo a fabricante, a 599 GTO é carro mais rápido já construído pela empresa. Seu motor 6.0 V12 – uma derivação do usado na Enzo – gera 670 cv a 8.250 rpm e 63,2 kgfm de torque a 6.500 rpm. Tais números também conferem ao modelo o título de Ferrari de rua mais potente de todos os tempos. A GTO perde somente para a versão máxima da linha, a 599XX, que gera 700 cv, mas roda apenas em circuitos fechados. O carro também é mais leve, pesa 1.495 kg, 193 kg a menos que a 599 GTB.

Para reduzir o peso do 599 a Ferrari contou a ajuda dos engenheiros de sua escuderia de Fórmula 1, que substituíram uma série de componentes do carro por similares com especificações para corrida, ou seja, mais leves. Partes do teto, freios, spoilers e diversos elementos na cabine são de fibra de carbono. A carroceria contém mais partes de alumínio, reduzindo o uso do aço, enquanto os vidros foram substituídos por poliuretano. Feito isto, a relação peso/potência da versão GTO é de meros 2,23 kg/cv.

A transmissão semi-automática de 6 velocidades também é uma derivação dos câmbios usados pela marca em seus bólidos de F1. De acordo com a fabricante, as trocas de marchas no 599 GTO, efetuadas por meio de borboletas atrás do volante, são as mais rápidas de um veículo da Ferrari. O modelo também conta com avanços aerodinâmicos, que implicaram em alterações do capô, difusor traseiro e extrator, que cuidam de manter o carro no chão enquanto acelera a velocidade acima dos 300 km/h.

Entre outros recursos, o novo carro da Ferrari contam com suspensão com controle eletrônico de amortecimento magnético, além de sistema de controle de tração e monitoramente constante da pressão dos pneus. Por dentro, somente o necessário. Mas isso não quer dizer que não há requinte no acabamento. Comando do ar-condicionado vão centralizados no console, enquanto as demais funções são operadas en controles no volante, que conta ainda com shifht light, que alerta sobre as trocas de marcha. As rodas, de liga leve, possuem aro 20".

Agora a parte que mais importa, o desempenho. Conforme revela a marca, a 599 GTO acelera de 0 a 100 km/h em 3s3 e atinge a velocidade máxima de 325 km/h. Para frear a 100 km/h, o carro estanca após percorrer apenas 32 metros. A fabricante ainda destaca que o modelo marcou o melhor tempo para um carro de rua em sua pista de teste em Fiorano ao cravar 1min24s. Tal marca é quase 2s0 superior a da Enzo, até então o modelo mais rápido da Ferrari, que produzirá 599 unidades da novidade ao preço de £ 300.000 (cerca de R$ 816.000 sem taxas de importação e impostos brasileiros) cada uma.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.