Universidade intensifica atividades de pesquisa dos peixes no rio Paraná
Universidade intensifica atividades de pesquisa dos peixes no rio Paraná

Continua após os destaques >>
Mais uma vez a equipe de pesquisa da universidade Apec/Unoeste, da cidade de Presidente Prudente, veio até Castilho para dar prosseguimento às atividades de pesquisa, no tocante a saúde dos peixes que habitam o rio Paraná, no reservatório a jusante da usina hidroéletrica Engenheiro Souza Dias.
A pedido do Ministério Público Federal de Presidente Prudente, a universidade vem desenvolvendo pesquisas desde julho de 2009, (conforme lei nº 1.953 de 1º de julho de 2009), ficando mês a mês alojada durante apenas cinco dias no Rio Pretana, coletando e avaliando as características populacionais, reprodutivas e sanitárias dos peixes.
Conforme comentou um zootecnista da Universidade, as redes são armadas ao entardecer e recolhidas ao amanhecer. Ainda conforme ele, este estudo visa informar aos órgãos ambientais, dados para preservação das espécies, bem como, informar a população local sobre a qualidade para consumo do pescado. Os estudos possibilitarão ainda considerações de medidas que visam garantir, a sobrevivência das diversas espécies que habitam o Paraná, e também para educar e orientar os pescadores profissionais e turistas da pesca. Com isso acredita-se minimizar a incidência de captura de peixes ainda em maturação e evitar impactos ambientais em decorrência da pesca indiscriminada das espécies.
Mais Destaques >>
Veja mais >>
- Câmara de Castilho debate projetos de combate às arboviroses, energia solar e inclusão social
- Câmara de Castilho realizou 6ª Sessão Ordinária com foco em melhorias para saúde, infraestrutura e esporte
- Vereador João Paulo Araújo solicita instalação de lâmpadas de LED nas praças de Castilho para melhorar iluminação pública