Time que via no Campeonato Paulista a chance de se "desculpar" com a torcida pelo fracasso no Brasileiro do ano passado, o Palmeiras encerrou sua decepcionante campanha no Estadual com mais uma decepção nesta quarta-feira. Em Jundiaí, o time de Antônio Carlos foi derrotado por 3 a 1 pelo Paulista, que assegurou, assim, sua permanência na primeira divisão.
O herói da permanência jundiaiense na elite estadual foi Mazola, que teve participação nos três gols da equipe: nos dois do atacante Felipe Azevedo, aos 12 e aos 39min do primeiro tempo, e no de Samuel Xavier, aos 38min do segundo. O Palmeiras, mesmo com titulares como Diego Souza e Robert em campo, descontou aos 8min da etapa complementar com Lincoln, mas não teve forças para evitar sua sexta derrota em 19 partidas.
Time com 44% de aproveitamento no campeonato, o Palmeiras terminou sua participação com 25 pontos ganhos no 11º lugar, muito longe da zona de classificação para as semifinais. Já o Paulista conseguiu escapar da zona de rebaixamento ao atingir 20 pontos.
Para seguir na primeira divisão estadual, o Paulista foi para cima no início do jogo e conseguiu pressionar o Palmeiras durante todo o primeiro tempo. Melhor em campo, a equipe de Jundiaí levou 12 minutos para abrir o placar graças a uma bela jogada de Mazola, que ganhou de Léo na velocidade e cruzou para a pequena área; Armero e o próprio Léo tentaram afastar, mas Felipe Azevedo, de carrinho, empurrou para dentro.
O Palmeiras, que só conseguiu assustar com uma cobrança de falta do meia Lincoln no travessão aos 32min, amargou o segundo gol aos 39min. Novamente mais rápido que Léo, Mazola foi derrubado na área e o árbitro assinalou pênalti. Felipe Azevedo bateu no canto e ampliou.
O intervalo serviu para o Palmeiras acordar após 45 minutos de pouca produção e descontar aos 8min. O colombiano Pablo Armero avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Lincoln, que descontou.
Numa etapa em que o Palmeiras se mostrava mais próximo do empate, o Paulista sacramentou a vitória em uma jogada idêntica às dos outros dois gols: Mazola levou a melhor sobre Léo e bateu para o meio da área; Samuel Xavier, de cabeça, encerrou a contagem.
Agora, sem os compromissos do Estadual, o Palmeiras volta suas atenções para a Copa do Brasil. Classificado para as oitavas de final, o time alviverde inicia o duelo com o Atlético-PR na próxima quinta-feira, em casa, pela partida de ida. A volta será disputada dia 21 de abril, em Curitiba.
Paulista vence e Palmeiras fecha Estadual de forma melancólica
Paulista vence e Palmeiras fecha Estadual de forma melancólica
