Continua após os destaques >>
O E1107, da Samsung, ou simplesmente Solar, é o primeiro aparelho da marca a ser carregado, como o próprio nome diz, pela luz do sol. Entre todas as alternativas de celulares básicos testadas, esta é a que apresenta menos recursos. A vantagem está no preço, que é o mais baixo: R$ 149 na versão pré-paga, comercializada com exclusividade pela TIM.
O design padrão lembra os telefones celulares antigos: preto, com teclas grandes e apenas um botão para navegar e outro de “Ok”, além, é claro, dos números. O Solar também não possui botões de volume ou teclas de favoritos, por exemplo, nas laterais do aparelho.
Além disso, como a parte traseira é revestida com os painéis solares, o celular da Samsung não possui câmera. Já o sistema de armazenamento é feito inteiramente pela memória interna do aparelho. Como não há fotos, vídeos ou músicas, o usuário consegue armazenar até 500 contatos.
De recursos, o Solar conta com calendário, alarme, conversor, gravador de voz, lanterna, calculadora, cronômetro, rádio FM e aceita truetones, sons reais em MP3, que devem ser baixados pelo aplicativo de sincronização com o PC.
A tela também deixa a desejar. Com 1,5 polegada, o display alcança resolução máxima de 128 x 128 px, com apenas 65.000 cores. Os menus são simples e intuitivos.
O ponto positivo realmente é ser carregado com a energia do sol. Na parte traseira, o E1107 possui sete painéis solares distribuídos pela capa que protege a bateria. Para recarregá-lo, basta deixar o aparelho exposto a luz do Sol. Segundo dados do fabricante, 1 hora de exposição equivale a oito minutos de conversação.
Nos testes, a bateria durou menos devido ao mau tempo na cidade de São Paulo. Ainda de acordo com especificações, a bateria é capaz de segurar cerca de oito horas de conversa ou standby, valor alto durante o uso, mas baixo quando o telefone está ocioso.
Pontos positivos: carregar pela energia do Sol e duração da bateria durante conversação
Pontos negativos: falta de câmera, design e tela com baixa resolução
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram