Castilho: Comissão Municipal de Geografia e Estática se instala no Senai
Castilho: Comissão Municipal de Geografia e Estática se instala no Senai

Continua após os destaques >>
Esta semana o Coordenador de Subárea do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Edson José Ferragini, apresentou à Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Castilho (CMGEC) formada por membros da sociedade civil e da administração municipal, o agente censitário municipal Ettore Pirani, e as agentes supervisoras Bruna Zotelli Mourão e Juliana Modesto do Prado, todos selecionado via concurso público para coordenar os trabalhos relativos ao Censo 2010.
Este ano de 2010 o IBGE realizará mais um Censo Demográfico em todo o território nacional.
A Administração Municipal já disponibilizou espaço adequado, no prédio do Senai para que a CMGEC se instalasse devidamente para planejar e executar seus trabalhos.
Segundo Ferragini, o IBGE objetiva estar com os recenseadores (pessoas que vão de porta em porta coletar informações junto à população) contratados já no mês de novembro para logo em seguida iniciar de fato o Censo 2010. Todo o trabalho deles deve durar aproximadamente três meses.
O último censo demográfico realizado no Brasil ocorreu em 2000. Dados daquela pesquisa revelaram que a população castilhense era de quase 15 mil habitantes (14.946), distribuídos em 4.313 domicílios, sendo que a media de moradores por domicilio era de 3,46 moradores.
Ainda de acordo com a pesquisa a população castilhense estaria formada por 50,05% de mulheres e 49,95% de homens. Castilho teria, segundo a pesquisa, 14 mulheres a mais que homens.
É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governantes irão embasar seus estudos e ações, permitindo a elaboração e aplicação de políticas públicas em diversas áreas, como saúde, habitação, saneamento básico, educação, etc.