Os cubos das rodas traseiras, feitos de ferro fundido, serão substituídos por peças de aço forjado. Esses componentes não são fabricados no Brasil, por isso a Fiat fez uma encomenda de fornecedores da Itália e da Alemanha.
Após quase dois anos de análises, o DPDC conclui que o ferro fundido é inadequado para o cubo, pois pode romper-se, provocando o desprendimento da roda. O órgão recebeu cerca de 30 denúncias de acidentes em que as rodas se soltaram. Há relatos de oito mortes.
Desde o início das investigações, a Fiat insiste que a peça não tem defeito e que as rodas não causaram os acidentes, pois teriam se soltado após o impacto de batidas. A empresa informou que realizará o recall em respeito aos consumidores, mas discorda do laudo que atesta o defeito, feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A montadora vai recorrer da decisão do DPDC, que também impôs multa de R$ 3,192 milhões pela demora em realizar o recall.
A Fiat pede aos proprietários que agendem o serviço, que é gratuito, em uma das revendas da marca. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 707 1000 ou pelo site.