Ilha e Selvíria vão ignorar guerra fiscal com parceria

Ilha e Selvíria vão ignorar guerra fiscal com parceria

Os dois municípios vão fazer campanha publicitária em conjunto para atrair grandes e médios empreendimentos.

Ilha Solteira - A chamada “guerra fiscal” que sempre provocou desunião e disputas entre os municípios localizados nas divisas de São Paulo com os demais estados vizinhos devido aos índices de impostos serem inferiores aos cobrados pelos paulistas, em Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), transformou-se em motivação para uma ação conjunta inédita.

As Prefeituras e Câmaras municipais das duas cidades decidiram agir em conjunto para atrair empresas e promover o desenvolvimento.

A iniciativa do prefeito Edson Gomes de Ilha Solteira tem como base o aproveitamento das potencialidades distintas entre os dois municípios, separados apenas por 8 quilômetros entre as margens do lago hidrelétrico. O acesso se faz sobre a barragem da usina que também liga os municípios às capitais de São Paulo (SP) e Campo Grande (MS).

Para Gomes, a maior contribuição de Selvíria é a isenção de ICMS que o Governo do Mato Grosso do Sul oferece aos novos empreendedores.

Para o prefeito José Dodô da Rocha de Selvíria, a maior contribuição de Ilha Solteira é a sua infra-estrutura e qualidade de vida disponível no atendimento médico hospitalar, no campus da Unesp – Universidade Estadual Paulista, nos cursos profissionalizantes oferecidos por instituições de renome como Fundação Paula Souza e outras atividades como oferta de moradia, lazer e atividades culturais.

“Temos dificuldade de convencer os empresários a investirem em nosso município também devido à baixa oferta de mão de obra, pois nossa população é de 7 mil habitantes, mas unidos a Ilha Solteira, a demografia sobre para 30 mil pessoas”, disse José Dodô.

Na manhã de segunda-feira (22 de fevereiro) prefeitos e vereadores dos dois municípios estiveram reunidos no Gabinete do prefeito de Ilha Solteira, definindo um cronograma de ações que deve incluir produção conjunta de campanha publicitária para atrair investidores e um estreitamente nas relações com o empresário Mário Celso Lopes, principal acionista da futura fábrica de celulose que será construída nas proximidades de ambas as cidades.

Os presidentes das Câmaras Municipais de Ilha Solteira, Luiz Otávio Collus de Paula e de Selvíria, Paulo Nascimento Basto elogiaram a iniciativa do prefeito Edson Gomes e disseram que “os dois municípios vão ganhar com essa união de propostas”.

Da reunião participaram ainda os diretores municipais de desenvolvimento industrial: Jair Longo (Ilha) e Jaime de Brito (Selvíria).

Para Jair Longo, a oferta de energia elétrica abundante, a hidroviaTietê-Paraná, a extensa malha viária e a integração da região Alta Noroeste na ferrovia Norte-Sul que terá entroncamento em Estrela D’Oeste, são alguns dos atrativos que Ilha Solteira e Selvíria apresentarão aos empresários.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close