4 adolescente são encaminhados a fundação casa por semana em Andradina
4 adolescente são encaminhados a fundação casa por semana em Andradina

Continua após os destaques >>
Foi empossada na manhã desta quarta-feira (03) os 16 conselheiros titulares no Conselho Municipal Antidrogas (Comad).
O Conselho Municipal Antidrogas possui um trabalho focado em três alicerces: prevenção, tratamento e repressão. Para a nova presidente do Comad, Marilza Elorza Carneiro, representante do Programa Amorexigente, as ações tem que ser exercidas nos três pontos, mas principalmente na prevenção.
“Trabalhando a prevenção no núcleo familiar dificilmente as drogas chegarão as crianças e adolescentes”, disse.
Em Andradina os números relacionados as drogas, lícitas e ilícitas, assustam. Segundo Marilza semanalmente quatro adolescentes e crianças da cidade são encaminhados a Fundação Casa (antiga Febem). A maioria tem histórico de violência e crimes, sempre associado ao consumo de álcool e drogas.
“Neste universo os maiores vilões são o álcool e o “crack”, droga que já esta sendo tratada como uma pandemia, que aumenta assustadoramente em número de viciados na cidade”, disse Marilza reafirmando que o enfrentamento, a prevenção e combate às drogas tem que ser uma prioridade.
Segundo uma análise do Comad, os altos níveis de violência e grande número de acidentes de registrados na cidade também estão ligados ao grande consumo de álcool no município, uma droga lícita e de fácil acesso.
“Andradina esta entre as cidades brasileiras de maior consumo de álcool por habitante. Infelizmente temos essa marca vergonhosa”, disse explicando que o problema é muito sério e exige a união de todos.