Em nota, ministério de Minas e Energia afirma que curto-circuito provocou apagão
Em nota, ministério de Minas e Energia afirma que curto-circuito provocou apagão

Continua após os destaques >>
Na última sexta-feira, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, em entrevista à Agência Estado, disse que três descargas elétricas provenientes de raios, praticamente simultâneas, foram as causadoras do blecaute.
"Cada linha recebeu uma descarga, praticamente simultânea", disse Chipp. "Foi uma ocorrência tripla, três descargas quase simultâneas. Algo de baixa probabilidade", completou.
Na nota de hoje, o ministério voltou a ressaltar que no momento do blecaute a região de Itaberá (SP) sofria com chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas.
Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (11), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, culpou as condições meteorológicas pelo apagão.
"Todos chegaram à conclusão que foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP). Houve uma concentração desses fenômenos atmosféricos ali. O que provocou um curto circuito nos 3 circuitos que levam a Itaberá, que vêm de Itaipu", disse Lobão na entrevista.
Um grupo de trabalho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai buscar medidas que "aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica".
Está prevista para esta terça-feira (17) a divulgação do relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute.
Lobão vai ao Senado
O ministro de Minas e Energia já deu sinal verde aos líderes da base do governo para articularem a ida dele, na terça-feira (17), à Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado.
Os governistas consideram que não há motivos para que a audiência pública com Lobão ocorra somente na quinta-feira (19), quando a comissão de Infraestrutura reúne-se, causando mais uma semana de desgaste ao Executivo. Eles também trabalham com a expectativa de que o ministro apresente informações conclusivas para esvaziar o requerimento de convite a Dilma Rousseff.
Sistema vulnerável
Reportagem da "Folha de S.Paulo" revelou nesta segunda-feira que falhas que causavam a vulnerabilidade do site do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) à invasão de hackers foram corrigidas somente na sexta-feira, três dias após o apagão no país.
Setores do site permitiam identificar programas internos usados pelo órgão para armazenar dados. Há indicações de que porções do sistema elétrico monitorado podem ser acessados à distância.