Continua após os destaques >>
O caso é da estudante de pedagogia Ana Paula Elias Guinda, de 24 anos, falecida há duas semanas, em Três Lagoas; e que estava internada desde o último dia 20 de julho, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora após quadro gripal grave e que teve complicações respiratórias decorrentes de uma gripe comum.
Segundo informações da secretaria de Saúde, o exame feito através de técnica genética (RT-PCR) realizado no Instituto Adolfo Lutz (SP) teve sua confirmação após duas coletas de amostras de secreção nasofaríngea da vítima, feito no dia 24 de julho.
DADOS
Até o momento, de acordo com a SES, dois óbitos suspeitos pela gripe já foram descartados, um de Campo Grande e outro de Carapó. Ainda existem cinco casos aguardando resultado do instituto, sendo quatro de Campo Grande e um de Ponta Porã. Há ainda uma sexta suspeita do município de Amambai, que só será confirmado por vínculo epidemiológico, porque não foi coletada amostra e nem realizada necropsia.
Houve outros óbitos de idosos em alguns municípios do Estado que, entre as hipóteses, considerou-se a suspeita da H1N1 2009. Contudo, foram confirmados outros diagnósticos, principalmente, de pneumonia sem qualquer vínculo com gripes, seja a sazonal ou do novo vírus, por exemplo.
SAÚDE
Em contato com a secretaria de saúde de Três Lagoas, Elenir Carvalho, para obter mais detalhes sobre a confirmação da morte, o Perfil News foi informado de a pasta “ainda aguarda o fax com a confirmação oficial que ainda não foi enviado pelo laboratório e que este deve ser disponibilizado até o fim do dia”, comunica.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram