A uma rodada para o encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians jogou a toalha e "desistiu" do título do Campeonato Brasileiro. Esse foi o discurso do técnico Mano Menezes após a derrota para o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, e que representou a quinta partida consecutiva sem vitória na Série A.
"Não estamos mais falando de título [do Campeonato Brasileiro]. Acho que temos certa inteligência para falar isso. Com aquele time [do primeiro semestre] era possível brigar pelo título. Com esse, não é", desabafou Mano Menezes.
O pessimismo do treinador corintiano passa pela ausência de jogadores vendidos e contundidos. Do time que ganhou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, o Corinthians negociou André Santos, Cristian e Douglas. Já o astro Ronaldo se contundiu diante do Palmeiras e também vem sendo desfalque. Assim, Mano se viu obrigado a fazer muitas alterações.
Até o momento, não encontrou um responsável pela transição do meio-campo para o ataque --Elias, Jucilei e até Edu tentam fazer a função. Na lateral esquerda, improvisou Marcinho. Não deu certo. Entrou o jovem Bruno Bertucci, que ainda não foi bem. No ataque, Bill e Henrique, substitutos naturais de Ronaldo, não funcionaram. De acordo com o Datafolha, a dupla não deu uma finalização certa durante o revés diante dos flamenguistas.
"Isso faz parte do momento. Não vamos atribuir essas derrotas a ninguém. É nossa responsabilidade. Nós [técnico e diretoria] é que fizemos isso [mudança no elenco]. O que peço é que o torcedor confie na gente porque sabemos que derrota é ruim, mas sabemos como fazer bem feito pra estar bem preparado para o ano que vem. Isso passa por um fim de Campeonato Brasileiro melhor", salientou o técnico corintiano.
A fase de transição, no entanto, vem custando caro ao Corinthians, que caiu de rendimento nas últimas cinco rodadas e despencou na tabela. Perdeu três partidas (Palmeiras, Náutico e Flamengo) e empatou outras duas (Santo André e Avaí). Soma 25 pontos, dez a menos que o líder Palmeiras, que ainda vai jogar pela rodada contra o Atlético-MG, na próxima quarta-feira.
Mano Menezes joga a toalha e diz que Corinthians
Mano Menezes joga a toalha e diz que Corinthians
