Uma ação conjunta entre Conselho Tutelar e Polícia Militar (PM) prendeu três pessoas suspeitas de agenciar adolescentes para uma rede de prostituição que funcionava em Araraquara, interior de São Paulo, na terça-feira. Duas meninas de 14 anos descreveram o funcionamento do esquema. A investigação sobre o caso vai continuar.
A ação partiu de uma denúncia anônima. As conselheiras tutelares Cristiane Mendonça e Tatiana Reina foram até o motel indicado e encontraram uma estudante de 14 anos ainda dentro do quarto. O homem que estaria com ela, segundo a própria jovem, era um advogado e tinha acabado de sair. "Encontramos ela ainda dentro da suíte se trocando", diz Cristiane.
Segundo o tenente da PM Ricardo Domingos Junior, a garota mostrou onde encontrar outra colega que também fazia programa e mostrou o endereço da suposta agenciadora. De acordo com a descrição da jovem, ela era avisada por telefone e seguia até um ponto de encontro. De lá, um mototaxista fazia a corrida até o motel e, depois do programa, a buscava.
No esquema, o mototaxista José Carlos Rodrigues Gotardo, 47 anos, foi chamado para buscar a menina e foi preso. Adriana Aparecida da Silva, 36 anos, que seria a organizadora do esquema, foi presa em casa. O marido dela, Edmundo José de Moura, também foi preso.
Catálogos com fotos de mulheres, supostamente incluindo adolescentes, foram apreendidos na casa de Adriana. O contato com os clientes era feito de duas maneiras: em um site e em anúncios em jornais. Os clientes podiam escolher as meninas pelas fotos. "Era um movimento muito grande de gente aqui na frente mesmo. A gente sabia que tinha coisa estranha", disse uma vizinha, sem se identificar.
Segundo a adolescente, o esquema seguia regras rígidas. Metade do que a garota conseguia ia para a agenciadora. "Eu ficava com metade do preço e o resto era dela (agenciadora) que pagava o mototaxista", disse a menina.
A outra garota também foi ouvida. Também aos 14 anos, morava com um jovem de 22 anos que desconheceria a atividade da parceira.
Presos suspeitos de prostituir adolescentes em Araraquara
