Instalação do Conselho da Comunidade reforça parceria entre Judiciário e sociedade em Andradina
Conselho da Comunidade é instalado em Andradina com presença de autoridades

A Comarca de Andradina viveu um momento histórico nesta quinta-feira (4), com a instalação oficial do Conselho da Comunidade, em solenidade realizada no Tribunal do Júri. O ato foi conduzido pelo Juiz de Direito da 1.ª Vara e Diretor do Fórum, Dr. Paulo Victor Alvares Gonçalves, e reuniu autoridades municipais, representantes da advocacia e lideranças regionais.
O Conselho da Comunidade, formado por Dr. Renato Aparecido Gonçalves, Dr. Antônio Ricardo Chiquito, Renato dos Anjos Cezar, Guilherme Rangel Cochi Inácio, Marcelo Andraus, João Carlos Nogueira da Silva e Fabrício Acialdi Nogueira da Silva, tem a missão de garantir a participação ativa da sociedade na gestão da execução penal. Entre suas atribuições, estão a fiscalização dos direitos e deveres dos reeducandos e a promoção de parcerias entre o sistema penal e a comunidade, especialmente no apoio ao egresso em sua reintegração ao meio social.
PRESENÇAS
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, acompanhado do vice-prefeito Lucas Lopes. Também participaram o prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Barbosa, o prefeito de Castilho, Paulinho Boaventura, e o prefeito de Guaraçaí, Nelson Kazumi Tanaka. O Legislativo esteve representado pelo vereador Marcel Calestini, que representou o presidente da Câmara de Andradina, Edgar Dourado.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também marcou presença, representada pelo presidente da 63.ª Subseção de Andradina, Dr. Gustavo Corazza, e pelo vice-presidente, Dr. Renato de Oliveira. Participou também a vereadora Elaine Vogel.
IMPORTÂNCIA
De acordo com o Tribunal de Justiça, o Conselho da Comunidade é peça fundamental para aproximar a sociedade civil do sistema de execução penal, estimulando práticas de ressocialização e colaborando diretamente para a promoção da paz social.