Alesp aprova 70 novos Municípios de Interesse Turístico; Andradina, Castilho e Penápolis estão na lista

Alesp reconhece 70 novos MITs e amplia rede turística para 214 cidades no Estado

Alesp aprova 70 novos Municípios de Interesse Turístico; Andradina, Castilho e Penápolis estão na lista - Thermas Acqualinda em Andradina (SP)
Thermas Acqualinda em Andradina (SP) - Foto: Divulgação
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (27), em sessão extraordinária, a titulação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico (MITs). Com isso, o estado passa a contar com 214 cidades reconhecidas pelo programa, que democratiza o acesso a recursos para infraestrutura e fortalecimento da atividade turística.

A votação contou com a presença de prefeitos, representantes municipais, parlamentares e do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena. Ele destacou o impacto da decisão:

“São Paulo tem agora 44% dos municípios falando de turismo. É o início de um novo momento para o turismo do nosso estado e esse novo momento começa com uma mensagem impactante e extraordinária que esta assembleia manda para o Brasil. Turismo é bem-estar, é beleza e representa quase 10% do PIB do estado. Parabéns aos novos MITs”, afirmou.

O que é ser MIT?

Criada em 2015, a titulação de Município de Interesse Turístico ampliou a tradicional política das Estâncias Turísticas, criada nos anos 1940. A iniciativa garante que cidades com vocação turística possam, após ranqueamento realizado a cada três anos, pleitear recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP).

Na prática, o título possibilita investimentos em obras e projetos de infraestrutura voltados a atrativos locais, qualificação de serviços e experiências para turistas. Os 70 novos MITs só poderão disputar recursos a partir do próximo ciclo de ranqueamento, em 2027.

Dia histórico

O presidente da Alesp, André do Prado, ressaltou a articulação que possibilitou a aprovação unânime:

“É um dia histórico para a Assembleia Legislativa. Os projetos estavam aqui há anos esperando, e nós conseguimos articular com os deputados, líderes do governo e até a oposição para que votássemos conjuntamente”, disse.

Prefeitos comemoraram a conquista. O de Americana, Francisco Sardelli, afirmou que o selo dará novo fôlego ao turismo comercial e religioso do município, além de fortalecer atrações como o parque ecológico e o jardim botânico. Já o de Suzano, Pedro Ishi, destacou a luta de anos pela conquista:

“É um motivo de muito orgulho. Trabalhamos muito para a cidade ser reconhecida como MIT. Agora vamos continuar para evoluir cada vez mais na atividade turística”, comemorou.

Municípios contemplados

Entre os 70 municípios reconhecidos como MITs, estão cidades do Noroeste Paulista como Andradina, Castilho, Penápolis e Santo Antônio do Aracanguá, além de polos estratégicos como Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté.

A lista completa inclui:
Americana, Andradina, Anhumas, Arapeí, Arealva, Arujá, Barão de Antonina, Bariri, Bastos, Bauru, Bom Jesus dos Perdões, Borborema, Caieiras, Cajati, Campinas, Capão Bonito, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Colina, Colômbia, Conchal, Corumbataí, Cravinhos, Dumont, Florínea, Gália, Guapiara, Guaraci, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaguariúna, Lagoinha, Lorena, Louveira, Lucélia, Maracaí, Mesópolis, Mogi Guaçu, Monte Aprazível, Orindiúva, Ourinhos, Pedra Bela, Penápolis, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita d’Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, Santo Antônio do Aracanguá, Santo Antônio do Jardim, São Sebastião da Grama, Sorocaba, Suzano, Tabapuã, Taquaritinga, Taubaté, Torre de Pedra, Tuiuti, Uru, Vargem Grande do Sul, Vinhedo e Zacarias.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.