Prefeitura de Araçatuba e UniSalesiano entregam 550 tablets para modernizar atendimentos na Saúde
Araçatuba moderniza Atenção Básica com entrega de 550 tablets para agentes de saúde

A Prefeitura de Araçatuba e o UniSalesiano realizaram, nesta terça-feira (26), a entrega simbólica de 550 tablets à Secretaria Municipal de Saúde. O investimento, no valor de R$ 1,6 milhão feito pela instituição de ensino, tem como objetivo otimizar os atendimentos domiciliares realizados pelos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, permitindo o registro de informações de pacientes em tempo real.
Os equipamentos — modelos Samsung Galaxy S10 FE — serão utilizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pela Zatti Saúde. Antes da distribuição, os profissionais participam, entre quarta e sexta-feira, de um treinamento ministrado pela empresa Grupo Assessor, no UniSalesiano, para aprender as funcionalidades do sistema.
Tecnologia a favor da saúde
O prefeito Lucas Zanatta destacou que a meta é alcançar a máxima resolutividade na Atenção Primária. “A tecnologia é uma aliada importante para termos informações estratégicas. Com os tablets, os agentes terão mais recursos para oferecer um atendimento ágil, eficiente e humanizado à população. Agradeço ao UniSalesiano por mais esse investimento”, afirmou.
O reitor do UniSalesiano, padre Paulo Vendrame, ressaltou a transformação proporcionada pelo novo recurso. “Recentemente fui visitar uma família e chegou um agente de saúde com a tradicional prancheta. O tablet vai agilizar o trabalho dos profissionais, proporcionando um ganho significativo nos atendimentos aos usuários do SUS. Estamos felizes em participar deste momento, como contrapartida do curso de Medicina”, disse.
Gestão Saúde
Os tablets são compatíveis com o aplicativo Gestão Saúde, que permitirá aos agentes registrar informações diretamente durante as visitas domiciliares. Antes de sair para o atendimento, cada profissional poderá fazer o download dos cadastros da sua microárea. Mesmo em locais sem internet, será possível registrar dados clínicos como pressão arterial, temperatura, peso, altura e histórico das visitas, incluindo data, horário e geolocalização.
Ao retornarem às UBSs, os registros serão automaticamente sincronizados com o sistema, trazendo mais eficiência, precisão e rapidez para a gestão.
O secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou que a iniciativa representa um avanço na saúde pública de Araçatuba. “As equipes terão acesso a informações estratégicas da população, como dados de hipertensos, diabéticos, gestantes e carteirinhas de vacinação. Com os tablets, o trabalho deixa de ser feito em papel e passa a ser digital, agilizando inclusive a transmissão ao Ministério da Saúde”, explicou.
O ato de entrega ocorreu no Paço Municipal, reunindo ainda a vice-prefeita Nice Zucon, o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSalesiano, André Ornellas, o diretor médico da Zatti Saúde, Antônio Poletto, além de agentes comunitários de saúde.