Com 72 anos, Castilho conta com serviços de água e esgoto de qualidade

astilho completa 72 anos com um marco raro no Brasil: é uma das poucas cidades do país a alcançar 100% de cobertura de água potável e coleta e tratamento de esgoto

Com 72 anos, Castilho conta com serviços de água e esgoto de qualidade - Águas de Castilho
Águas de Castilho - Foto: Divulgação
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

Ao celebrar seus 72 anos, Castilho se destaca nacionalmente como um dos poucos no país a garantir 100% de cobertura de água potável e coleta e tratamento de esgoto para toda a população — um feito que reforça seu compromisso com a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.

Isso porque, desde 2011, a Águas Castilho — empresa do grupo Iguá Saneamento e da Sabesp — atua para modernizar e expandir os sistemas de água e esgoto, com investimentos sempre focados em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida para todos os moradores.

Saneamento é saúde

Quando a Águas Castilho iniciou a operação, a prioridade era garantir água de qualidade para toda a cidade. O sistema de distribuição foi modernizado e automatizado, e hoje cerca de 1,3 mil análises laboratoriais são realizadas todos os meses, avaliando parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.

No entanto, com o crescimento da cidade, a empresa segue trabalhando para ampliar a oferta de água, nesses últimos anos novos poços foram perfurados e reservatórios construídos, além de modernização e ampliação das redes de distribuição.

“Muito já foi realizado, mas seguimos trabalhando diariamente para melhorar ainda mais os serviços de água e esgoto. Nosso objetivo é entender as necessidades da população e oferecer um atendimento ágil e transparente para esta geração e para o futuro de Castilho”, afirma Alexandre Pardim, gerente operacional da Águas Castilho.

Meio ambiente

O cuidado com o esgoto também é motivo de orgulho. Todo o volume gerado no município é tratado com alta eficiência antes de ser devolvido à natureza, preservando a qualidade da água e o equilíbrio dos ecossistemas, em conformidade com os padrões exigidos pelos órgãos ambientais. Esse trabalho é realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto Laranjeiras e Bairro 17.

De acordo com o último Ranking do Saneamento da ABES (2021), Castilho integra um seleto grupo de apenas 23 municípios de pequeno porte do Brasil que atingiram a universalização dos serviços de água e esgoto.

Agilidade

A cidade conta com um moderno Centro de Controle Operacional, que monitora em tempo real todos os sistemas de água e esgoto. Essa tecnologia permite identificar e corrigir rapidamente alterações, planejar manutenções preventivas, otimizar o uso de energia e evitar desperdícios.

Todas as manutenções realizadas na cidade, sejam preventivas ou emergenciais, são comunicadas para a população via rádios, página da empresa no Facebook, imprensa local e carro de som.

Responsabilidade social e ambiental

A atuação da Águas Castilho vai além da operação técnica. A concessionária promove projetos socioambientais e educativos, levando para escolas e comunidades informações sobre a importância do saneamento para a saúde, a preservação da natureza e a qualidade de vida.

Com todas essas vertentes, a Águas Castilho prova que é possível unir crescimento urbano, preservação ambiental e desenvolvimento econômico — tudo isso com serviços que são motivo de orgulho para a população.

Quer saber mais sobre os trabalhos realizados pela concessionária em Castilho? Acesse www.igua.com.br/castilho.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.