Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra queda de 25% nas reclamações após gestão da Zatti Saúde

Reclamações na saúde caem 25% em Araçatuba após Zatti assumir Atenção Primária

Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra queda de 25% nas reclamações após gestão da Zatti Saúde - Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra redução de 25% nas reclamações sobre as UBSs
Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra redução de 25% nas reclamações sobre as UBSs - Foto: Divulgação/Prefeitura
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A Ouvidoria da Saúde de Araçatuba divulgou nesta semana um balanço que mostra redução significativa no número de reclamações relacionadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Desde que a Zatti Saúde assumiu os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), em 1º de junho, houve queda média de 25,49% nas queixas.

Nos cinco primeiros meses do ano, antes da mudança de gestão, foram contabilizadas 255 reclamações — média de 51 por mês. Já em junho e julho, o número caiu para 76, o que corresponde a uma média de 38 queixas mensais. A comparação entre maio e junho evidencia a tendência: em maio, foram 59 registros, contra 36 em junho, uma queda de 39%.

Relatório mostra alta resolutividade

O relatório da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde referente ao período de janeiro a julho também reforça a eficiência do setor. Foram realizados 782 atendimentos, com 769 demandas já solucionadas, o que representa índice de resolutividade de 98,34%. Apenas 13 ainda estão em fase de conclusão.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou que os dados refletem a importância do setor. “A ouvidoria é um instrumento fundamental de gestão participativa e o levantamento demonstra a eficiência do serviço, sempre buscando ouvir a população e encontrar soluções rápidas”, afirmou.

Reclamações e elogios

As principais queixas registradas vão além das UBSs e incluem questões sobre transporte para tratamento, conduta de funcionários, vacinas, falta de materiais, foco de dengue e encaminhamentos para exames, consultas e cirurgias.

O relatório também registrou 41 elogios feitos por usuários, principalmente ao atendimento de médicos, enfermeiros e recepcionistas das UBSs. Há ainda manifestações positivas direcionadas ao Pronto-Socorro e ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Como acessar a Ouvidoria da Saúde

A Ouvidoria da Saúde de Araçatuba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Floriano Peixoto, 710. Os cidadãos também podem registrar manifestações pelos telefones (18) 3636-1100 e 3636-1149, pelo e-mail ouvidoria.sshp@aracatuba.sp.gov.br ou ainda nas urnas instaladas nas próprias UBSs.

O ouvidor Diogo Cezaretto reforça a importância da participação popular: “A ouvidoria é um canal direto que liga os usuários do SUS à Secretaria de Saúde, permitindo que reclamações, sugestões e elogios contribuam para o aprimoramento dos serviços públicos de saúde”.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.