DER-SP ativa 50 novos radares; Araçatuba, Pereira Barreto, Nova Independência e Itapura entre os municípios

Araçatuba, Pereira Barreto, Nova Independência e Itapura recebem novos radares em operação pelo DER-SP

DER-SP ativa 50 novos radares; Araçatuba, Pereira Barreto, Nova Independência e Itapura entre os municípios - Radares começam a operar hoje
Radares começam a operar hoje - Foto: Divulgação/DER
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O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) iniciou nesta terça-feira (12) a operação de 50 novos radares eletrônicos em rodovias estaduais não concedidas. A medida faz parte do contrato firmado pelo Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 equipamentos ao longo de toda a malha estadual para reforçar a segurança viária e reduzir acidentes.

A escolha dos pontos foi baseada em estudos técnicos que analisaram histórico de sinistros, excesso de velocidade e características das vias. Os equipamentos monitoram velocidade e fluxo de veículos, transmitindo dados em tempo real para a central do DER-SP.


Região de Araçatuba (CGR11)

Na região, oito pontos começam a registrar infrações a partir desta semana:

  • SP-304 – km 480,04 – José Bonifácio

  • SP-310 – km 629,10 – Pereira Barreto

  • SP-425 – km 239,65 – José Bonifácio

  • SP-425 – km 338,21 – Santópolis do Aguapeí

  • SP-463 – km 46,27 – Araçatuba

  • SP-563 – km 161,48 – Nova Independência

  • SP-563 – km 172,20 – Nova Independência

  • SP-595 – km 21,77 – Itapura


Região de São José do Rio Preto (CGR09)

  • SP-304 – km 417,33 – Novo Horizonte

  • SP-310 – km 472,00 – Monte Aprazível

  • SP-320 – km 479,32 – Tanabi

  • SP-320 – km 498,70 – Cosmorama

  • SP-321 – km 473,80 – Itajobi

  • SP-379 – km 10,46 – Ibirá

  • SP-423 – km 17,99 – Palestina

  • SP-479 – km 24,58 – Américo de Campos


Demais regiões do estado

CGR01 – Bragança Paulista

  • SP-008 – km 96,86 – Bragança Paulista

  • SPA-009/010 – km 8,41 – Bragança Paulista

CGR02 – Sorocaba e entorno

  • SP-079 – km 38,75 – Salto

  • SP-079 – km 52,55 – Itu

  • SP-079 – km 53,15 – Itu

  • SP-079 – km 56,80 – Itu

  • SP-079 – km 58,00 – Itu

  • SP-079 – km 59,20 – Itu

  • SP-079 – km 59,75 – Itu

  • SP-097 – km 1,10 – Sorocaba

  • SP-097 – km 2,18 – Sorocaba

  • SP-097 – km 9,22 – Sorocaba

  • SP-129 – km 13,25 – Boituva

  • SP-139 – km 98,75 – São Miguel Arcanjo

  • SP-139 – km 107,10 – São Miguel Arcanjo

CGR03 – Bauru, Botucatu e região

  • SP-191 – km 160,00 – Botucatu

  • SP-261 – km 114,00 – Lençóis Paulista

  • SP-261 – km 144,40 – Pederneiras

  • SP-304 – km 303,05 – Jaú

  • SP-304 – km 313,10 – Jaú

  • SP-304 – km 321,93 – Bariri

  • SP-304 – km 330,70 – Bariri

  • SP-304 – km 341,94 – Itaju

  • SP-304 – km 351,92 – Itaju

  • SP-315 – km 19,90 – Lucianópolis

  • SP-321 – km 370,00 – Arealva

  • SP-321 – km 374,40 – Arealva

  • SP-321 – km 390,05 – Iacanga

  • SP-331 – km 115,30 – Reginópolis

  • SPA-175/387 – km 3,77 – Lins

  • SPA-354/294 – km 3,00 – Bauru

  • SPA-372/321 – km 4,00 – Arealva

CGR04 – Ribeirão Bonito

  • SP-215 – km 171,50 – Ribeirão Bonito


Segurança viária e fiscalização

Segundo o DER-SP, todos os novos equipamentos foram aferidos e homologados pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-SP) antes do início da operação. As multas aplicadas seguem as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com valores variando de acordo com a gravidade da infração e o percentual excedido sobre a velocidade máxima da via.

Com essa ampliação, o governo estadual reforça a fiscalização e busca reduzir o número de acidentes, especialmente em trechos historicamente críticos.

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