Andradina integra programa estadual de escolas cívico-militares e amplia rede de ensino em tempo integral

Escola tradicional de Andradina adota modelo cívico-militar e cidade avança na educação integral

Andradina integra programa estadual de escolas cívico-militares e amplia rede de ensino em tempo integral - Começam as atividades do currículo cívico militar em Andradina
Começam as atividades do currículo cívico militar em Andradina - Foto: Divulgação/Prefeitura
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

O Governo do Estado de São Paulo iniciou no último dia 28 de julho a implementação do currículo cívico-militar em escolas selecionadas da capital, litoral e interior. Em meio ao grupo pioneiro está a Escola Estadual “Francisco Teodoro de Andrade”, uma das instituições mais tradicionais de Andradina (SP), que passa a operar sob o novo modelo educacional aprovado em maio de 2024 pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).

A proposta cívico-militar seguirá o Currículo Paulista da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e contará com a presença de monitores preparados especialmente para atuar nas escolas contempladas. Esses profissionais, juntamente com os diretores e vice-diretores das unidades, participaram de um treinamento de ambientação durante o mês de junho.

A secretária de Educação de Andradina, Estela Goda, destacou que a adesão ao novo formato é parte de um processo mais amplo de transformação educacional no município. “Estamos trabalhando para permitir as melhores experiências educativas para os alunos, que favoreçam o aprendizado e o seu desenvolvimento integral numa proposta revolucionária”, afirmou.

Desde 2021, com a gestão do prefeito Mário Celso Lopes, a cidade tem promovido uma série de mudanças estruturais e pedagógicas. Um dos marcos dessa transformação foi a criação das escolas de tempo integral nos bairros Vila Botega, Pereira Jordão e Vila Passarelli — modelo que contempla 60% da rede municipal, bem acima da média nacional de 13%.

E os investimentos continuam: com recursos de cerca de R$ 10 milhões do Governo Federal, a prefeitura vai erguer uma nova Escola de Tempo Integral na Vila Mineira. O terreno já está definido: uma área ao lado do Centro Social Urbano (CSU), na Rua Paulo Marin.

Além da expansão da jornada escolar e do currículo diversificado com aulas de artes e esportes, a Rede Municipal de Ensino de Andradina é reconhecida como exemplo para o Estado. As melhorias começaram pela base, com a reativação da Cozinha Piloto, o fortalecimento da merenda escolar por meio de alimentos da agricultura familiar e a valorização da cultura alimentar local.

A modernização seguiu com a implementação da metodologia do Sesi, reformas e ampliações em praticamente todas as unidades escolares, aquisição de tablets para alunos e professores, climatização de ambientes, fornecimento de uniformes completos e a instalação de placas fotovoltaicas para produção própria de energia elétrica.

As ações, segundo a prefeitura, fazem parte de um compromisso contínuo com a educação pública de qualidade, que garanta não apenas ensino, mas desenvolvimento humano completo.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.