Araçatuba dá nome a novo blindado Guarani do Exército Brasileiro
Exército batiza blindado Guarani com o nome de Araçatuba

O município de Araçatuba foi homenageado com o nome da nova Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) Guarani. A cerimônia de batismo do veículo foi realizada na tarde desta quinta-feira (31), no 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado (37º BI Mec), com a presença de autoridades civis e militares.
O ato simbólico foi conduzido pelo comandante do 37º BI Mec, tenente-coronel Wagner Peres Leite, e pelo prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, que realizou a tradicional quebra da garrafa de espumante na lateral do blindado, oficializando o nome “Araçatuba” como identificação permanente do veículo.
A solenidade contou com a presença da presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Zanatta, secretários municipais, o vereador João Pugina, atiradores do Tiro de Guerra 02-010, militares do batalhão e alunos da Emeb Monsenhor Vítor Mazzei.
“Somos patriotas! Temos orgulho de nosso país, de nossa bandeira, de nosso Exército. E a melhor maneira de ser patriota é ser municipalista. Assim, com essa visão, é que recebemos com muita alegria essa homenagem de ter esse blindado Guarani batizado com o nome de Araçatuba”, declarou o prefeito Lucas Zanatta.
O comandante Wagner Peres Leite também destacou a importância do gesto:
“É uma homenagem singela, mas muito importante. Saibam que Araçatuba e a região noroeste podem sempre contar com o Exército Brasileiro.”
Blindado Guarani levará o nome de Araçatuba pelo Brasil e pelo mundo
Com o batismo, o nome “Araçatuba” acompanhará a Viatura Blindada Guarani em operações dentro do território nacional, em missões de paz no exterior, na defesa da soberania e em ações de apoio à população.
Conheça o Guarani
A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Média Sobre Rodas Guarani é um dos símbolos da modernização do Exército Brasileiro. Desenvolvido com tecnologia nacional, o blindado possui tração 6x6, capacidade para transportar até 11 militares e está equipado com sistemas modernos de comunicação e armamento.
Sua estrutura oferece mobilidade, segurança e eficiência às tropas de Infantaria Mecanizada, representando o avanço tecnológico e estratégico das Forças Armadas brasileiras.