Bracell mira expansão ambiciosa: Mato Grosso do Sul negocia 7ª fábrica de celulose no Estado
Governo de MS mantém conversas com Indonésia para 2ª planta da Bracell

Durante o evento “Missão Ásia”, realizado nesta manhã na Casa da Indústria, em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel afirmou que Mato Grosso do Sul está de olho na implantação de uma segunda fábrica da Bracell, do grupo indonésio RGE, no Estado. A primeira unidade, com investimento de R$?16 bilhões, já foi oficializada em Bataguassu, com previsão de licenciamento até dezembro de 2025.
Riedel destacou: “Estamos falando aqui da RGE, por exemplo, de mais uma unidade de fábrica de celulose. A de Bataguassu está ok, estamos olhando já para a segunda deles.” A empresa já atua em MS por meio da MS Florestal, operando um viveiro de mudas de eucalipto em Água Clara, onde havia projeto inicial para uma megaplanta, mas sem definição final.
A nova unidade negociada representaria a sétima linha produtiva de celulose no Estado — atualmente operam cinco fábricas (Suzano e Eldorado em Três Lagoas, Suzano em Ribas do Rio Pardo, Arauco em construção e Bracell em Bataguassu) e há ainda uma fábrica em implantação ou licença avançada.
A unidade de Bataguassu será dedicada à produção de celulose solúvel especial, com capacidade estimada entre 2,8 a 2,9 milhões de toneladas anuais, gerando até 12 mil empregos durante construção e cerca de 2 a 3 mil postos de trabalho fixos em operação.
Apesar de o projeto original apontar para Água Clara, as negociações atuais parecem favorecer Bataguassu como centro logístico mais vantajoso — a Bracell já possui quase 100 mil hectares de eucaliptais na região e tem solicitado apoio estatal para melhorias em estradas como BR?158, BR?267 e MS?040.
Essa possível nova instalação reforça o plano estratégico da Rota da Celulose, impulsionada pela estrutura logística e os incentivos fiscais concedidos, que consolidam o estado como protagonista nacional no setor. Mato Grosso do Sul já responde por 24% da produção brasileira de celulose, com perfil voltado à sustentabilidade, exportação e cadeias de valor sofisticadas como fibras têxteis de viscose, modal e lyocell.