O Avaí pode não ser o time há mais tempo invicto, mas é com certeza o time que há mais tempo só vence no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o mesmo roteiro visto em três das quatro últimas vitórias se repetiu na Ressacada contra o Vitória: o Avaí saiu na frente e não teve problemas para construir o placar de 4 a 0.
Graças ao triunfo em casa, o Avaí tem o recorde de vitórias seguidas desta edição do Brasileiro, destronando o líder o Palmeiras, com quem havia igualado a sequência na rodada anterior. Só não está há mais tempo sem ser derrotado que o Botafogo, que empatou quatro jogos e venceu outros dois. Quem pensaria isso da equipe que no primeiro quarto do campeonato foi assíduo da zona de rebaixamento?
Não fossem os maus resultados nas dez primeiras rodadas, o Avaí poderia experimentar sorte maior nesta volta à Série A do Brasileiro. Se o campeonato tivesse começado na 11ª rodada, o Avaí seria líder isolado. Mas como não começou, a equipe catarinense pode se orgulhar de uma das melhores recuperações: em cinco rodadas passou da lanterna a oitava colocação. Neste Brasileiro, só o Flamengo fez algo semelhante ( 13 posições entre a segunda e quarta rodada quando uma vitória fazia muita diferença).
O Vitória, por outro lado, vê sua campanha desandar. Sem conseguir engatar uma série positiva, o time baiano deixa o G4 e cede a sua vaga para o Goiás, de quem está a dois pontos de distância.
A vitória do Avaí foi construída de forma rápida. Aos 6min, William recebeu bola dentro da área e foi derrubado por Victor Ramos. Na cobrança, Marquinhos errou o primeiro e o árbitro anulou a defesa de Viáfara alegando que o goleiro se adiantou. Na segunda cobrança, já no nono minuto, Marquinhos de novo não cobrou bem, mas desta vez a bola entrou.
O segundo gol não demorou muito para sair. Aos 15min, em rápido contra-ataque, Luís Ricardo avançou para o ataque e na saída do goleiro mandou para o fundo da rede.
Com o placar a favor, o Avaí apenas administrou o jogo e viu o meia Muriqui fazer uma de suas melhores partidas. Distribuindo o jogo e criando chances para o setor ofensivo do Avaí ampliar o placar, ele foi o grande destaque da partida. E foi recompensado aos 25min do segundo tempo. Pela esquerda, ele invadiu a área e foi derrubado por Victor Simões (expulso depois pelo árbitro). Ele mesmo cobrou e fez o seu sexto na competição. Minutos mais tarde foi substituído para ser aplaudido por todos que estavam na Ressacada.
E ainda deu tempo para o Avaí fazer mais um. Em jogo de três expulsões - além de Victor Simões, Uelliton, do Vitória, e Leo Gago, do Avaí também receberam o vermelho -, o time catrinense chegou ao quarto gol com uma certa facilidade. Caio carregou a bola desde o meio-campo e sem ser incomodado chutou na saída de Viáfara.
Avaí bate o Vitória e consegue a quina no Brasileiro
